A Violência Urbana
Por: RayanaLacerda • 18/4/2017 • Dissertação • 415 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
A violência urbana, é hoje, um grande um problema social constante em todo o país. A falta de planejamento familiar é um grande motivo para que menores de idade, ou até mesmo maiores de idade, saiam de casa e vão procurar nas ruas moradia e trabalho. Além disso, por essa falta de planejamento, as famílias que não possuem renda suficiente para cuidar e sustentar seus filhos, são aquelas com mais integrantes.
Diante da falta de renda, os menores desde cedo são obrigados a sair de casa, e ao invés de buscarem escolas e educação, acabam nas ruas, em meio ao tráfico e outras formas ilícitas de ganhar dinheiro. Por esse motivo, quase sempre se envolvem em brigas de gangues por disputa de território, ocasionando inúmeros casos da violência urbana.
As causas da violência no Brasil são complexas e envolvem questões socioeconômicas, demográficas, culturais e politicas. Outro motivo visível é a pobreza e a desigualdade social, destacada pela falta de oportunidade aos menos favorecidos, estimulando em muito a criminalidade. É indiscutível o fato de que jovens que vivem em comunidades carentes são facilmente aliciados por traficantes e veem no crime uma opção de vida.
Também existe o empecilho do governo brasileiro, que além de não investir suficientemente em setores como a educação, saúde e novas oportunidades de emprego, falha também no péssimo salário oferecido aos professores que são responsáveis por um ensino de qualidade e aos policiais, que são aqueles responsáveis pela segurança e repressão ao crime organizado. Essa questão da má remuneração dos policiais, tanto militares como civis, reflete diretamente na corrupção em que se envolvem.
Para evitar esse tipo de violência urbana, bem como a atuação severa das gangues e do crime organizado, o fator primordial seria que as famílias brasileiras planejassem melhor a questão de ter ou não filhos, visto que, isso interfere e muito na renda de cada um. Pois, se uma família se planeja, os filhos poderão ter uma vida mais segura e longe das ruas.
Ademais, o Governo deveria investir mais em educação para que todos os cidadãos brasileiros conseguissem estudar e se profissionalizar para conseguir um emprego digno, além de oferecer oportunidades iguais a todos.
Com efeito, conclui-se que a falta de planejamento familiar e econômico em decorrência também da má atuação do governo é fator principal que contribui para o alto índice de violência no país. Portanto, é imprescindível que as autoridades competentes se conscientizem e invistam em qualidade de vida para os cidadãos, combatendo assim a desigualdade social.
...