A felicidade em consumir o meio ambiente
Por: antonio_inaciojr • 5/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 347 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
A felicidade em consumir o meio ambiente
Moramos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual as informações são intensas e constantes. A troca de informações entre os mais distantes lugares tornou-se ainda mais rápida após o advento da internet, o que faz que o consumidor alcance cada vez mais produtos. Dentro desse contexto, há um importante fator que deve ser levado em consideração: O excesso do consumo desnecessário que torna o ser humano feliz, mas acaba prejudicando o meio ambiente.
Como tudo em excesso, o consumismo também é prejudicial e através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors, internet, entre outros, nos incentiva a consumir, isso nos levando a acreditar que, quanto mais consumimos, maior é a nossa felicidade. O ser humano nasce e cresce, e acredita que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, calçado, carro, joia, celular ou qualquer outro produto. Divulga-se constantemente a ideia da felicidade comprada. Este excesso de compra desnecessária acarreta em atos impiedosos, como por exemplo, a degradação do meio ambiente. Isso porque, para que determinado produto seja fabricado, é necessária a extração de matéria-prima, além da utilização de grandes quantidades de água e energia elétrica e se este produto for fabricado em larga escala, os danos ambientais são ainda maiores, pois, torna-se necessária a construção de um centro de logística para armazenamento e transporte deste bem de consumo. O resultado é a emissão de diversos poluentes e a devastação do meio ambiente. Além disso, quanto mais a sociedade consome, mais lixo é gerado. Ao substituir um celular, por exemplo, o modelo antigo é simplesmente jogado fora. O problema é que este tipo de aparelho é composto por elementos tóxicos que poluem o solo, contribuindo diretamente para a degradação do meio ambiente.
Tendo todos esses problemas em vista, torna-se fundamental investir na educação ambiental e na instituição de políticas que alterem os padrões de consumo da sociedade. Dentre essas políticas podemos destacar o incentivo à fabricação de produtos recicláveis e biodegradáveis e a adoção de métodos de produção sustentáveis.
...