ARTIGO CIENTIFICO - Manifestações no Brasil
Por: Rafaela Mesini • 13/9/2016 • Artigo • 3.931 Palavras (16 Páginas) • 338 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO GUENO-ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E EJA.
3º ano A.
Data de início: 12/03/2015
MANIFESTAÇÃO POPULAR NO BRASIL – “VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA!”
Rafaela Ferreira Mesini[1]
RESUMO
O Brasil tem vivenciado uma forte onda de manifestações populares, essas têm por objetivo exigir os direitos do cidadão, além de pedir o fim da corrupção. De fato a população do país vem sofrendo com o descaso por parte dos governantes e a época de sentar no sofá e aceitar tudo como está, chegou ao fim. É por isso que desde 2013 as manifestações vêm crescendo e mostrando a luta do povo brasileiro que sofre com a falta de um plano de governo que favoreça os princípios básicos para vida, como educação, saúde e segurança.
Palavras Chaves: manifestação popular, Brasil, governo, população, protesto, manifestantes.
ABSTRACT
Brazil has experienced a strong wave of popular demonstrations, these are intended to demand the rights of citizens, in addition to calling for an end to corruption. In fact the country's population has suffered from the neglect by governments, and the time to sit on the couch and accept things as they are, come to an end. That's why since 2013 the demonstrations have grown, showing the struggle of the Brazilian people that suffering from the lack of a government plan that favors the basics of life such as education, health and safety.
Keywords: popular demonstration, Brazil, government, population, protest, protesters.
1. Introdução
Marcada por uma grande desigualdade social, a população brasileira desde antes de o Brasil ser Brasil, vem lutando pela busca de direitos sociais que melhorem as condições de vida no país. O descaso com a população tem crescido continuamente, já que o investimento nos princípios básicos de vida como a educação, saúde e segurança estão comprometidos.
Nos primórdios do Brasil, a busca pelos direitos populacionais já marcavam forte presença, como a Conjuração Mineira de 1789 que procurava desamarrar o Brasil do comando de Portugal e torná-lo independente, a partir das ideias iluministas, a elite brasileira passou a se reunir secretamente para discutir processos que melhorassem a situação do Brasil, ainda colônia portuguesa, seus objetivos eram obter a independência em relação a Portugal, implantar uma república, criação de uma universidade pública em vila rica, participavam do movimento Tiradentes, Tomás Antonio Gonzaga, Claudio Manoel da Costa, Joaquim Silvério dos Reis e outros membros da Elite, o fim da conjuração deu-se quando Joaquim Silvério dos Reis delatou os companheiros em troca da quitação de suas dividas com o governo. Os inconfidentes foram presos e condenados, porém, Tiradentes, que não negou sua participação (ao contrário dos outros), foi exilado e esquartejado.
Voltando um pouco mais no tempo, percebemos que muitos países pelo mundo também foram marcados por revoluções populares por direitos e melhorias de condições de vida. Já dizia Machado de Assis: “A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”, ou seja, nada se consegue sem luta e que este é o principal caminho para garantir aquilo que se almeja. Um evento famosíssimo e de grande respeito aconteceu em 1789 na França, a Revolução Francesa, o lema revolucionário era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” que resumia os objetivos dos franceses. O povo foi às ruas para arrancar o poder do rei Luis XVI, sendo a Queda da Bastilha o marco do processo de revolução. A revolução francesa significou o fim do sistema absolutista francês e dos privilégios nobres. Em 1795, Napoleão Bonaparte implanta o governo burguês.
Um pouco mais recente, é a opressão da Ditadura Militar no Brasil de 1964 a 1985, onde o regime político era controlado pelos militares, além disso, a censura da mídia era constantemente presente, dando origem a uma série de músicas engajadas que através de mensagens subliminares faziam um apelo para que a população se motivasse a ir às ruas, os cantores pegos pela censura eram presos e até exilados pelo regime militar.
O compositor e cantor brasileiro Chico Buarque foi um grande porta-voz da população nesse período, em sua música “Apesar de você” ele cantava “Como vai proibir quando o galo insistir em cantar?” fazendo referência à população do país que estava cansada da censura e que uma hora ou outra reagiria à opressão, dito e feito, em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro ocorre a Passeata dos Cem Mil que ia contra o regime militar brasileiro, depois do evento, foi pedida a libertação de estudantes presos, o fim da censura e a restauração das liberdades democráticas, o presidente Costa e Silva não atendeu a nenhum desses pedidos, o regime militar foi derrubado em 15 de janeiro de 1985 com a eleição de Tancredo Neves para presidente, assim abrindo caminho para redemocratização do país.
Avançando um pouco na história, é importante lembrar que em 2001, a população paranaense tomou conta da Assembleia Legislativa do Paraná para que o governo não vendesse a Copel. O Fórum Popular contra a venda da Copel reuniu 200 mil assinaturas no primeiro projeto de iniciativa popular do país, para tentar evitar a venda. O projeto de venda foi aprovado mesmo com a pressão da população. A mobilização dos movimentos sociais, trabalhadores e estudantes impediram que a companhia de energia elétrica do estado fosse vendida, pois os estudantes tomaram conta da Alep e os movimentos sociais foram às ruas.
Em suma, toda busca por direitos só é possível com a união popular, o Brasil tornou-se uma democracia após a ditadura militar que durou 20 anos, essa transição foi marcada pela eleição indireta de Tancredo Neves que não pode assumi-la por questões médicas, passando-a para seu vice José Sarney, tornando-o presidente civil do país. Isso mostra que com apenas 30 anos de democracia, o Brasil ainda tem muito que aprender sobre política, que consiste na organização, administração e direção de Estados.
Atualmente, o Brasil é governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tendo como representante presidencial do país Dilma Rousseff. Foi fundado em 1980, sendo um movimento de esquerda. O partido está a mais de 12 anos a frente do governo brasileiro. Trouxe muitos benefícios à população, como os projetos bolsa família; minha casa minha vida; ciências sem fronteiras. Porém, ainda não souberam como suprir as necessidades brasileiras perante a educação, transporte público, segurança e saúde. A falta de investimento nessas áreas provoca grande insatisfação populacional.
...