TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chamara Me de Negra

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

Introdução à questão do Negro no Brasil

Vídeo: Gritara-me Negra

No Brasil, desde a época da escravidão o negro é visto como algo inferior, como se fosse uma raça que nasceu apenas para ser dominada. Na escravidão eles eram usados como escravos, sem perspectiva de vidas e melhoras, eram usados para trabalhos braçais, ama de leite, domésticas e até escravas sexuais.

Hoje podemos pensar que isso acabou mais desde pequenos incentivamos nossas crianças a cor de pele ideal, ao cabelo perfeito e não eles se aceitarem e honrarem sua cor de pele, pois é apenas uma cor de pele e ela não dita o caráter ou dignidade do ser humano. Muitos pensam que o Brasil é um país que valoriza o negro, mas, eu não consigo enxergar como, será que é por causa de uma bolsa de cota numa Universidade? Isso diz o que? Que o negro se não tiver essa “ajuda” ele não tem potencial para cursar uma Universidade? Programas sociais que os seus comercias o que predomina é os negros, será que é porque o Governo ou até mesmo a elite acha que um negro não pode ter carreira?

O preconceito está dentro de nós todos os dias e todos os momentos. Se andarmos na rua e um negro de aproxima de nós, nosso primeiro extinto e segurar nossa bolsa com força será que todo negro é ladrão? Quando nossos amigos ou filhos fazem alguma tarefa errada o que dizemos? Isso é serviço de “preto”, nós mesmo criamos esse preconceito e depois negamos que somos racistas. Nossas crianças não aceitam nem seus cabelos, posso dizer por experiência própria, tenho uma prima negra de 6 anos ela se não fizer “ chapinha “, alisamento no cabelo chora muito, pois diz que o cabelo dela é preto, mas ela não, ela é marrom.

Quando paramos para pensar será que realmente não continuamos na escravidão? Os cargos de liderança de uma empresa são raros os negros que assumem, quando em um hospital vemos um negro trabalhando nunca imaginamos que ele seja um médico e sim na maioria das vezes um faxineiro, quando vemos uma criança negra na rua, nem olhamos, mas se vemos um “branquinho“ dos olhos claros “babamos”.

A nossa sociedade é racista e o problema do negro está longe te terminar, pois o preconceito está dentro de cada um de nós, com nossas atitudes e só vai mudar quando começarmos a reconhecer que nossa cor de pele não influência nas nossas vidas e que temos que dar valor a pessoa ao ser e não ao tom de pele dela.

O negro hoje tem menos valor aquisitivo, recebe um salário menor, se é visto com um carro bom é taxado de “ladrão”, se faz uma faculdade todos olham e dizem que comprou a vaga que não terá futuro, quando isso terminará? Quando começarmos a enxergar a essência do ser humano e todos terem igualdade e não “Privilégios”.

Referências:

http://fafidam-uece.blogspot.com.br/2011/05/situacao-do-negro-no-brasil-hoje.html

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9162

http://www.schwartzman.org.br/simon/negritude.htm

http://www.coladaweb.com/sociologia/a-situacao-do-negro-no-brasil

http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/2243

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com