Colômbia: cresce o cultivo de maconha modificada em Cali
Por: Dmitri Gonçalves • 12/7/2015 • Projeto de pesquisa • 472 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
Maconha: cresce movimento na economia colombiana que atrai os agricultores cada vez mais !!!
Colômbia: cresce o cultivo de maconha modificada em Cali
[pic 1][pic 2]
Agricultores cultivam maconha mais forte na Colômbia!
A uma hora de carro da cidade colombiana de Cali, em um lugar que camponeses pediram para não ser divulgado, a maconha é cultivada em campos abertos e em estufas, de forma geneticamente modificada para dar sensações mais intensas e ser vendida por um preço maior.
Acredite:
Pode-se chegar ao local caminhando, e na montanha as famosas matas de folhas de estrela são vistas sem dificuldade, em meio a cultivos lícitos. Nessa região do sudoeste da Colômbia, perto de Cali (500 km a sudeste de Bogotá), dizem que sempre houve cultivos, apesar de segundo os botânicos a maconha ter sido introduzida na Colômbia nos anos 1930.
Primeiramente, foi cultivada legalmente para fabricar fios até que foi proibida, em 1962, para cumprir normas internacionais.
Mas os camponeses dessa região nunca perderam o costume, por razões puramente econômicas.
A facilidade de cultivo e comércio de maconha na Colômbia impreciona !
[pic 3][pic 4] Sementes modificadas geneticamente chegadas da Europa e USA permitiram mudar a modalidade do cultivo de maconha: maior produção, maior qualidade em menos tempo de-
nominada de “creepy”, segundo a polícia local colombiana.
Maconha modificada vendida por alto preço atrai os agricultores: 11 Kg por 160.000 ( US$90)
[pic 5]
Segundo o especialista em botânica Luis Miguel Álvarez, da Universidade de Caldas (Manizales), autor de estudos sobre a maconha, essa planta lhes oferece em troca melhores meios de subsistência já que "uma vez colhida e seca é pouco perecível, enquanto que outros cultivos, se não são vendidos imediatamente, se perdem".
Camponeses colombianos querem cultivar maconha modificada pelo alto preço , facilidade
de conservação,comercialização e transporte
( a maconha seca não corre o risco de se perder)
Colombianos querem deixar cultivo de café e banana, típicos dessa região tropical, pela dificuldade de sobrevivência, porque os preços flutuam, e eles tem que correr com essas mercadorias, porque podem perecer em pouco tempo e perder tudo, já que as condições de transporte são precárias, inclusive pelo péssimo estado das rodovias.
"É inquietante, porque os ganhos destes grupos são maiores e assim podem adquirir mais armas e explosivos, fortalecendo os grupos de guerrilhas como as FARCs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)”.
...