Colonialismo europeus e ideias evolucionistas
Por: Isabellac • 13/12/2015 • Resenha • 386 Palavras (2 Páginas) • 7.370 Visualizações
Sociologia
Perguntas:
1 ) Qual a relação entre o colonialismo e a teoria do evolucionismo social?
2 ) Por que o conceito de progresso tecnológico é tão importante para legitimar o colonialismo/etnocentrismo?
3 ) Nas teorias evolucionistas, qual é o papel da propriedade? Explique por que, segundo essas teorias, é tão importante a passagem de uma sociedade organizada em parentesco para uma sociedade baseada em propriedade.
Respostas:
1 ) O colonialismo se deu a partir da teoria do evolucionismo social (darwinismo social), na qual dizia que a raça caucasiana (branca) era geneticamente mais evoluída que as outras (etiópe e mongólica), e por esse motivo foi considerada a raça dominante, com o dever de civilizar as outras, ou seja, as raças dominadas. Com essa ideologia de dominação a partir da teoria evolucionista da época se deu o colonialismo em que os europeus tinha o dever de “civilizar” as outras raças, que eram inferiores.
2 ) O conceito de progresso tecnológico era uma ideologia usada pelos europeus no processo de colonialismo. No contexto do imperialismo, os europeus (detentores das tecnologias avançadas) colonizaram outros continentes considerados por eles “atrasados”, a partir da ideologia de que eles como nação “superior” tinha o dever de levar suas práticas e costumes a essas outras nações. Mas toda essa ideologia era uma grande desculpa dos europeus, pois na realidade buscavam mão de obra barata, matéria-prima e novos mercados consumidores. No contexto histórico do colonialismo houve a expansão do imperialismo, onde o que se predominava era a ideologia do eurocentrismo, ou seja, o europeu no centro de tudo. Segundo essa teoria era necessário ter a influência do homem branco para as outras culturas se desenvolverem, e baseado nisso se deu o colonialismo europeu.
3 ) Segundo as teorias evolucionistas a propriedade tem um papel patriarcal dentro da sociedade capitalista (sociedade europeia), onde a propriedade privada se da através da constituição de uma família monogâmica. A ideia do patriarcalismo e da constituição familiar vem do europeu, e de acorde com essa ideia se mantêm o nome do pai durante todas as gerações para se manter a propriedade privada. Essa é uma teoria totalmente capitalista, e por isso, seguida pelos europeus e suas ideologias. A sociedade indígena não se organiza em família, por esse motivo foram considerados na época “atrasados”. Nesse contexto se deu a colonização europeia e sua dominação ideológica (imperialismo).
...