Constituição da Amazônia como fronteira do capital natural
Por: mauriciopaz1 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 764 Visualizações
Para compreender-se a hipótese “constituição da Amazônia como fronteira do capital natural em nível global”. Beker, 2005 identifica dois projetos, um seria o projeto internacional para a Amazônia, o outro é o da integração da Amazônia sul americana e continental.
O projeto internacional para a Amazônia trata a região como uma imensa unidade de conservação e preservação, tendo em vista a sobrevivência do planeta. Porem ele é composto de duas hipóteses, sendo elas:
1 – Civilizatória e cultural, onde esta possui uma preocupação legitima com a natureza pela questão da vida.
2 – A da acumulação, que vê a natureza como recurso escasso e como reserva de valor para capital futuro.
Analisa-se que, há de fato uma valorização real da natureza e, por conseguinte da Amazônia. É tangível que hoje vivemos um processo de mercantilização da natureza, onde elementos dela então se tornando bens. Com isso, estamos no meio de uma disputa velada pelas riquezas naturais da floresta, onde grandes corporações fazem investimentos pesados na Amazônia, através de meios escusos ou não, buscando sempre seu quinhão da floresta. No contraponto disto está a população, representada neste cenário pelos movimentos ambientalistas e ONGs, que buscam a preservação e exploração da floresta de forma sustentável. Por fim, devemos entender que este processo todo é irreversível, cabendo ao governo e sociedade encontrarem um meio para saberem lidar com isso.
O segundo projeto trata da integração da Amazônia Sul-Americana, com o intuito de fortalecer as relações entre os países sul-americanos e fortalecer também o Mercosul, criando assim um contra ponto para a Alca e União Europeia. Além de ser fundamental para estabelecer projetos visando o aproveitamento da biodiversidade.
Verifica-se que este projeto é fundamental para a região, tendo em vista que a região sul-americana é muito carente de políticas de integração, visando o desenvolvimento da região. Pois uma vez o comércio fortalecido na região, o desenvolvimento viria de uma forma natural. Um dado preocupante é o que nos diz que o Brasil se tornou uma ilha, cercada por forças Norte Americanas nas fronteiras. Cabendo ao Brasil criar políticas para fortalecer a soberania e presença na região.
...