Contabilidade é a alma do negocio
Por: daiaeleo • 3/5/2015 • Dissertação • 510 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
A CONTABILIDADE É A LINGUAGEM DO NEGOCIO.
TOMADA DE DECISÃO.
PROCESSO DE ESCOLHA ENTRE ALTERNATIVAS COMPETIDORAS.
OBS: NÃO SE PODE TOMAR DECISOES SOBRE PRODUÇÃO, MARKETING, INVESTIMENTOS, FINANCIMAMENTOS, CUSTOS ETC., SEM A CONTABILIDADE.
FUNCAO DO CONTADOR – FUNÇÃO BÁSICA DO CONTADOR É PRODUZIR INFORMAÇÕES ÚTEIS AOS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE PARA A TOMADA DE DECISÕES.
OBJETIVOS DA CONTABILIDADE – O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE, CONFORME SUA ESTRUTURA CONCEITUAL BASICA, É O DE PERMITIR A CADA GRUPO PRINCIPAL DE USUÁRIOS A AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO ECONÔMICA.
PATRIMONIO – O TERMO PATRIMONIO SIGNIFICA, A PRINCIPIO, O CONJUNTO DE BENS PERTENCENTES A UMA EMPRESA. CONSTITUIDA POR BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES. QUE POR SUA VEZ CLASSIFICA COMO ATIVO, PASSIVO E PATRIMONIO.
BENS – COISAS ÚTEIS, CAPAZES DE SATISFAZER AS NECESSIDADES DAS PESSOAS. EX: EDIFICIOS, MÓVEIS, IMÓVEIS.
BENS TANGIVEIS – TEM FORMA FÍSICA, SÃO PALPAVEIS. EX: VEÍCULOS. IMÓVEIS, ESTOQUE ETC.
BENS INTANGIVEIS – BENS INCORPOREOS, ISTO É, NÃO PALPAVEIS NÃO CONSTITUIDOS DE MATERIA (MARCAS COCA-COLA, NIKE, ETC.)
DIREITOS – DIREITOS OU DIREITOS A RECEBER, O PODER DE EXIGIR ALGUMA COISA DE TERCEIROS. NA CONTABILIDADE, DIREITOS CORRESPONDEM A VALORES A RECEBER, TITULOS A RECEBER, CONTAS A RECEBER ETC. EX: DUPLICATAS A RECEBER, IMPOSTO A RECEBER, JUROS A RECEBER, ALUGUEL A RECEBER ETC.
OBRIGAÇÕES - AS OBRIGAÇÕES SÃO DIVIDAS QUE SE TEM COM TERECEIROS. NA CONTABILIDADE, TAL DIVIDA SÃO DENOMINADAS OBRIGAÇÕES EXIGIVEIS. EX: EMPRESTIMOS A PAGAR, DUPLICADAS A PAGAR , SALARIOS A PAGAR ETC.
NA CONTABILIDADE O LADO ESQUERDO DO QUADRO, BENS + DIREITOS É CHAMADO DE ATIVO.NO LADO DIREITO, OBRIGAÇÕES É CHAMADO DE PASSIVO.
ATIVO – CONJUNTO DE BENS E DIREITOS A DISPOSIÇÃO DAS EMPRESAS OU DITO DE OUTRA MANEIRA, É O CONJUNTO DE BENS E DIREITOS SOBRE OS QUAIS A EMPRESA TEM CONTROLE. EX: ESTOQUE,CAIXA ETC.
PASSIVO – CORRESPONDEM AS OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS DA EMPRESA, ISTO É, AS DIVIDAS QUE SERÃO COBRADAS, RECLAMADAS PELOS SEUS CREDORES. EX: FORNECEDORES, SALARIOS A PAGAR, EMPRESTIMOS BANCARIOS ETC.
CAPITAL SOCIAL INICIALMENTE É O PATRIMONIO LIQUIDO.
FATOS PERMUTATIVOS – SIGNIFICA A TROCA, MUDANÇA DE VALOR OU DE POSIÇÃO, INTERCAMBIO. BENS POR BENS, BENS POR OBRIGAÇÕES, DIREITOS POR BENS ETC.
FATOS MODIFICATIVOS – NO CASO ALTERAM A SITUAÇÃO LIQUIDA DA EMPRESA (SEU PATRIMONIO LIQUIDO), AUMENTANDO OU DIMINUINDO SEU VALOR.
FATOS MISTOS OU COMPOSTOS - SÃO UMA COMBINAÇÃO DOS PERMUTATIVOS E DOS MODIFICATIVOS, PODENDO AINDA PROVOCAR EFEITOS AUMENTATIVOS OU DIMINUTIVOS.
ATIVO CIRCULANTE – CLASSIFICA POR REALIZAÇÃO POR CURTO PRAZO, ENTENDE-SE AQUELA QUE OCORRERÁ NO EXERCICIO SEGUINTE (PRAZO DE 12 MESES SEGUIDOS AO BALANÇO).
ATIVO NÃO CIRCULANTE – SÃO REGISTRADOS TODOS OS BENS DE PERMANENCIA DURADOURA, DESTINADO AO FUNCIONAMENTO NORMAL DA ENTIDADE E DO SEU EMPREENDIMENTO. EX: INVESTIMENTOS, IMOBILIZADO, INTANGIVEL ETEC.
PASSIVO CIRCULANTE – SÃO OBRIGAÇÕES DA ENTIDADE, INCLUSIVE FINANCIAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE DIREITOS DO ATIVO NÃO CIRCULANTE, QUANDO SE VENCEREM NO EXERCICIO SEGUINTE (PRAZO DE 12 MESES SEGUINTES AO DO BALANCO) EX: OBRIGAÇÕES COM FUNCIONARIOS COMO SALARIOS A PAGAR, FORNECEDORES, EMPRESTIMOS ETC.
PASSIVO NÃO CIRCULANTE – SÃO OBRIGAÇÕES DA ENTIDADE, INCLUSIVE FINANCIAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE DIREITOS DO ATIVO NÃO CIRCULANTE, QUANDO SE VENCEREM APÓS O EXERCICIO SEGUINTE. NORMALMENTE TAIS OBRIGAÇÕES CORRESPONDEM A VALORES EXIGIVEIS AO 13ºMÊS DO EXERCICIO SOCIAL (APÓS 12 MESES). EX: PARCELAS DE EMPRESTIMOS, VENCIMENTOS APÓS O EXERCICIO DE 12 MESES, ETC.
...