Contabilidade e Negocios
Por: infowai • 26/4/2016 • Artigo • 2.026 Palavras (9 Páginas) • 602 Visualizações
A Contabilidade Nos Negócios Empresariais[pic 1]
Patricia Barbosa do Amaral
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração/Bacharel (ADG 0584) – Prática Módulo 2
Solange de Fátima Norbah
06/06/15
RESUMO
A contabilidade é uma ferramenta que deve ser alimentada diariamente pelas transações que são realizadas na empresa, por isso pode ser considerada como um sistema de informação indispensável à gestão. Porem nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas sim como uma obrigatoriedade exigida por lei. Por isso, cabe ao contador demonstrar aos administradores que a contabilidade financeira pode ser uma ferramenta eficaz no gerenciamento da empresa, cuja sua principal finalidade é auxiliar seus gestores nos processos decisórios. Sendo este um diferencial competitivo, por isso é cada vez maior o numero de empresas que vêm investindo em meios que oferecem as informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores, para tomar decisões mais seguras e de forma progressiva.
Palavras-chave: Contabilidade, Gestão; Empresarial; Administração; Decisão.
1 INTRODUÇÃO
Diante do cenário empresarial competitivo, o qual estão inseridas as organizações torna-se cada vez mais importante adotar-se técnicas de gestão especializadas. Por isso é valido ressaltar o objetivo da contabilidade gerencial vem sendo cada vez mais essencial para evidenciar informações úteis e relevantes aos administradores.
Pode-se dizer que a contabilidade é uma ferramenta que registra todos os fatos e procedimentos que ocorrem no patrimônio da empresa. Porem a contabilidade gerencial está diretamente voltada para a administração da empresa, a qual busca reunir informações econômicas e financeiras que sejam de forma valida e eficaz para cada organização.
2 CONTABILIDADE EMPRESARIAL
A contabilidade empresarial tem seu foco voltado ao processo decisório de uma organização. Decidir investimentos, identificar produtos e serviços que geram lucros ou prejuízos, entre uma infinitas informações que são obtidas através da contabilidade empresarial fazem com que possamos utilizá-la como ferramenta para a tomada de decisões de forma estratégica.
A contabilidade gerencial é uma atividade fundamental para a vida econômica das organizações, porem é necessário manter a documentação dos ativos, das dividas e das negociações.
Em sentido amplo podemos defina-la como a que trata de da coleta, apresentação e interpretação dos fatos econômicos. Usando do termo contabilidade gerencial para definir essa atividade dentro das organizações.
2.1 OBJETIVOS E FINALIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL
A contabilidade gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer o maior numero de informações aos administradores das organizações que os auxiliaram nas suas atividades e funções gerenciais. Esta voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, que através de um adequado controle de recursos disponíveis (PADOVEZE, 2000).
A ampliação do seu leque de usuários potenciais surge da necessidade de uma empresa em evidenciar suas realizações desta forma pode-se afirmar com precisão que o grande objetivo da contabilidade é planejar e colocar em pratica um sistema de informação para uma organização (PADOVEZE, 2000).
As empresas estão em constantes mudanças, e cada vez mais necessita de controles precisos e de informações sobre seu negocio para adequar sua vida econômica as novas situações do mercado. Podemos ressaltar que por muito tempo a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas que hoje já é vista como um instrumento gerencial que se utiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização. Que a partir destes elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam todas as informações necessárias para subsidiar o processo de tomada de decisões e para o processo de gestão, planejamento, execução e controle (PADOVEZE, 2000).
2.1.1 Visão do Profissional Contábil
A maioria das pessoas ainda pensa que a contabilidade segundo Porter e MONTGOMERY (1998, p. 09),
[...] É somente registrar e controlar fatos administrativos, gerar guias, escriturar livros e emitir balancete. Ao conhecer profundamente a empresa, o profissional contábil é chamado constantemente a não apenas evidenciar o que já aconteceu; é chamado sim a dar sua opinião sobre o futuro da empresa.
O contador gerencial, das funções que lhe cabem a desempenhar, ele necessitara de uma formação diferente da qual é exigida do profissional que atua na contabilidade financeira, precisando assim de conhecimentos matemáticos e estatísticos, pesquisa operacional e técnicas de planejamento. O primeiro passo para uma contabilidade gerencial precisa e objetiva é que ela seja atualizada, conciliada e mantida com respeito as técnicas contábeis.
2.2 CONTABILIDADE RESPONSÁVEL PELOS RESULTADOS E DISCUSSÕES
A contabilidade gerencial está totalmente relacionada a área de controle e gerenciamento, a qual fornece informações para os administradores que estão dentro das organizações e que são responsáveis pela direção e controle das operações podendo ser considerada como contabilidade financeira. Mostrando-se necessária o acesso as informações que possibilitem ao gestor administrar de forma eficiente o seu negocio.
De forma objetiva a função da contabilidade gerencial é a criação de calores para os acionistas sendo mensurado economicamente. Ela é uma ferramenta essencial de auxilio para a vida econômica das organizações, tendo como objetivo principal assessorar os dirigentes em suas funções gerenciais que consequentemente irá contribuir diretamente para o sucesso da empresa (CORBETT, 1997).
Logo a contabilidade gerencial é um processo pelo qual tem o intuito de identificar, mensurar, tolerar e avaliar as informações sobre a real situação econômica da empresa em questão, com a finalidade de, Abastecer seus diversos usuários de informações sobre o patrimônio, permitindo que sejam fornecidas informações econômico-financeiras e sociais para que seus usuários, dessa forma auxiliando no processo de gestão da empresa para a melhor tomada de decisão gerencial (CORBETT, 1997).
Em uma de suas características podemos destacar o enfoque especial atribuído às varias técnicas e procedimentos contábeis conhecidos como Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos e Análise Financeira de Balanços entre tantos outros.
...