DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
Por: lucascardim • 16/9/2015 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
CAPÍTULO 02
DA ILUSTRAÇÃO AO NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1. ILUMINISMO: A SOCIOEDADE INTERLIGÍVEL
A ilustração, movimento filosófico que sucedeu o renascimento; levando em conta a vida social, os filósofos da ilustração procuravam entender a sociedade como um organismo vivo. Com isso ouve a compreensão de diferentes ramos da vida social: em relações a políticas, jurídicas e sociais.
Das relações entre as partes e as instancias constituintes depende o funcionamento do todo que fundamenta o conceito de nação.
O nacionalismo emergente do renascimento, dá lugar à noção de uma coletividade organizada e contratual. O poder passa a ser entendido como uma construção logica e jurídica, independente de quem o ocupar.
EM BUSCA DA RAZÃO PRÁTICA
Nos séculos XVII e XVIII, ocorre o fortalecimento de um poderoso mercado nacional, de âmbito mundial, inicio da revolução industrial na Inglaterra SÉC XVIII, o lucro foi eticamente aceitável que estimularam a intelectualidade burguesa para a elaboração de um pensamento próprio.
Novos valores guiando a vida social para sua modernização produziram um clima confiante em relação ao futuro do homem e esse surto de ideias que fica conhecido como "INLUSTRAÇÃO". AS ideias iluministas de progresso conviviam com uma realidade bem menos otimista. Nas cidades, o desenvolvimento urbano fazia áreas degradadas e miseráveis. Esses aspectos de industrialização e do colonialismo apresentavam-se como problemas e estímulos ao saber cientifico.
2. LIBERALISMO: A FILOZOFIA SOCIAL DOS SÉCULOS XVII E XVIII
A ilustração, também desenvolveu o liberalismo. O liberalismo corresponde ao interesse burguês, pois ele quer se ver livre da monarquia.
O mercado era concebido como o espaço da livre ação de leis que regulam a oferta, rejeitando toda forma de controle "não natural" realizado pelo estado. O conhecimento dessas leis era o principal objetivo do pensamento ilustrado
...