Dependente quimico
Por: 975959190 • 8/9/2015 • Artigo • 817 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
O que é o projeto Metanoia
Diante dos grandes desafios das drogas e com um crescimento assustador do numero de usuários a Primeira igreja Batista em Tanguá, na pessoa do pastor Paulo Cezar de Almeida, da um passo de ousadia criando O Projeto de Reabilitação e Reeducação Cristã Metanoia.
Casa de recuperação para pessoas do sexo masculino de maior idade portadores de dependência química. O nome Metanoia tem como origem grega que quer dizer mudança na mente e no caráter. O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com um levantamento Nacional de Álcool e Drogas, o país responde hoje por 20% do mercado mundial da droga. Sabendo que estes números são dados quase simbólicos, na verdade o número de usuários de cocaína e seus derivados dobraram nos últimos seis anos. Diante deste grande número de pessoas que sabem começar e não sabem como parar com as drogas, o Pastor Paulo Cesar junto com a Igreja Batista em Tanguá resolveu sair as ruas para dar amparo aqueles que desejam abandonar as drogas. Até que fosse encontrado um espaço a procura durou seis meses, pois os proprietários de imóveis quando sabiam ao que se destinava, desistiam, até que um empresário comprou um sitio e deixou a disposição do projeto. Não faltou conselho para que isso fosse deixado de lado e que fosse investido em outra coisa. A imagem que a mídia passa é que todo usuário de drogas é marginal, no culto de inauguração havia um numero muito expressivo de famílias da região. Embora seja uma casa de recuperação o risco de abrigar marginais fugitivos é impossível, pois para ser aceito o candidato a internação tem que ser levado por um parente ou por alguém que se responsabilize por ele, não é aceito pessoas sem identificação (quando isso acontece a pessoa é orientada a ir na delegacia e fazer o RED), também é tirado o nada consta criminal junto ao tribunal de justiça do estado do Rio de Janeiro.
”Todos nos temos nossos defuntos, nossos marginas, nossos enfermos porem ninguém quer um cemitério, hospital, muito menos um presídio ou casa de recuperação próxima a sua casa.”
O individuo dependente de drogas acaba por sofrer problemas em praticamente todas as esferas de sua vida: afastamento dos amigos e familiares, sofrem também com problemas decorrentes do uso da droga, pode ser problemas legais, não consegue manter um emprego ou vida social. Além disso, foi comprovado com alguns estudos que o individuo dependente de drogas que procura tratamento tem ao longo do tempo menos complicações do que aqueles que não procuram. O projeto não faz uso de medicamento com seus internos, caso o interno chegue ao projeto com a prescrição de alguma medicação ele ira tomar segundo a orientação medica, o método usado é: Abstinência total de substancias química.
O projeto foi inaugurado no dia 24 de fevereiro de 2014, no dia 16 de novembro seis internos foram liberados por ter o tratamento cumprido, o tempo estipulado para cada tratamento dura nove meses. Com estrutura para treze internos em recuperação. Porem com uma estrutura em construção para trinta e dois internos, e futuramente um alojamento para mulheres. O projeto não cobra taxas
...