Escuta aos usuários de álcool e outras drogas
Por: RODRIGOMARCIO • 2/8/2018 • Resenha • 267 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Usamos a Entrevista Motivacional como um estilo de conversa colaborativa que almeja o fortalecimento da motivação do cliente e seu comprometimento com a mudança. Ela é trabalhada atualmente enquanto uma abordagem que, por meio de testes e adaptações com rigor científico, visa estabilizar a ambivalência e agregar uma visão humanista e construtivista nas modificações de comportamentos de risco.
Trata-se de uma evolução no campo da clínica das dependências químicas, pois até então vários tipos de tratamento pregavam que só poderiam ajudar o cliente se este desejasse. Para esses clientes, pouco preparados, desejosos e habilitados para mudar algum comportamento de risco, a Entrevista Motivacional propõe-se a ajudar a pessoa a resolver sua ambivalência/conflito e desta forma tomar uma decisão que almeje a reabilitação como pessoa e não apenas a abstinência.
As premissas básicas que auxiliam nossa prática profissional da Entrevista Motivacional são empatia, congruência, espírito colaborativo no aumento da motivação para a mudança; adoção de um estilo calmo e eliciador; considerar a ambivalência natural; a resistência pode ser reduzida ou aumentada através das interações interpessoais; o relacionamento cliente-profissional deve ser colaborativo e amigável; clientes são responsáveis pelo seu progresso a abstinência é a meta mais segura, mas nem sempre a melhor escolha, principalmente com clientes em pré-contemplação ou contemplação.
A Entrevista Motivacional é uma abordagem que possui uma base teórica e não é meramente um conjunto de técnicas. Diante disto, por meio de testes e adaptações com rigor científico, a Entrevista Motivacional almeja, além da mudança no comportamento, se concretizar no decorrer do tempo, estabilizando assim a ambivalência e agregando uma visão humanista e construtivista nas modificações de comportamentos de risco.
...