- O Estado não reconhecia as expressões da Questão Social e se negava a atender essas demandas, direcionando esse papel a Igreja Católica em harmonizar esses conflitos.
- No governo de Vargas, como uma estratégia para controlar as greves e os movimentos operários e estabelecer um sistema de seguro social, foi criado o Ministério do Trabalho.
- O sistema se seguros que foi implantado através de Institutos de Previdência Social.
- A criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA) em 1942, para atender as famílias de pracinhas envolvidos na guerra. E após 1946 passou a dedicar-se a maternidade e a infância buscando a legitimação do Estado junto aos pobres.
- Em 1960 houve a aprovação da Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS), que defendia a unificação dos benefícios dos vários institutos.
| - Período o qual marcava a Ditadura Militar, onde o Estado passou a se posicionar de maneira repressiva e coercitiva quanto as manifestações e expressões da Questão Social.
- Momento de forte censura, ausência de eleições, repressão, violência. Dezenas de brasileiros presos, mortos e desaparecidos.
- Em 1966 foi unificado os institutos de previdência num único organismo. Assim foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
- Em 1974 foi criado o Ministério da Previdência e Assistência Social.
- Em 1977 criou-se o Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social, que compreendia o INSS.
| - A ruptura com o regime militar, apesar de lenta e gradual, em 1979, que possibilitou o perdão aos torturados e concebeu direitos políticos e civis.
- Em 1982 aconteceu as eleições para governadores. E em 1984, houve a luta pelas eleições diretas para a Presidência da República.
- Fizeram-se ouvir as vozes das mulheres, dos índios, negros, além de empresários, setores específicos de empresas, ruralistas, evangélicos na disputa por seus interesses na Assembléia Nacional Constituinte.
- A constituição se colocou como liberal-democrática-universalista, expressando as contradições da sociedade brasileira e fazendo conviver as políticas estatais com as políticas de mercado nas áreas da saúde, previdência e da assistência social.
- A saúde e a assistência passam a ser direitos do cidadão e dever do Estado.
- Pela Constituição, o papel do Estado é de coordenação das políticas sociais e não de execução.
| - O primeiro presidente da República eleito após 29 anos da ultima consulta diretos as urnas, Fernando Collor.
- Em 1992 Collor promoveu uma abertura econômica, acelerou o processo de privatização que vinha sendo feito por Sarney e demitiu 65 mil funcionários.
- Após o impeachment, o vice Itamar Franco assumiu o governo e readmitiu, após muita luta, boa parte dos funcionários.
- Em 1993 foi aprovada a Lei Orgânica da Assistência Social como um dever do Estado e um direito do Cidadão.
- A LBA, o INPS e o Inamps foram extintos no contexto da descentralização e foi criado o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
- Em 1994, a criação do Real por Itamar Franco, para controlar a inflação.
- Em 1995 aconteceu a crise do México.
- Fernando Henrique Cardoso foi Eleito Presidente da República.
- O Plano Real manteve estagnada a desigualdade de renda no Brasil.
- A reforma da Previdencia Social, para se ter direito a aposentadoria, agora, são necessários 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens. Aos 65 anos (homens) e aos 60 (mulheres), é garantida uma aposentadoria, nos termos da lei.
- A idade mínima para trabalhar passou a ser de 16 anos.
- Em 99 foi promulgada a Lei n° 9.976 que introduz o fator previdenciário, que penaliza os trabalhadores que se aposentarem com idade abaixo das perspectivas estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e facilita o ingresso de autônomos no seguro previdenciário público.
|