Estagio gestao escolar
Por: izabelalopes • 26/11/2015 • Dissertação • 3.379 Palavras (14 Páginas) • 1.588 Visualizações
[pic 1]
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CATALÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
IZABELA PEREIRA E LOPES – RA 350582
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CATALÃO – GOIÁS
2015
[pic 2]
IZABELA PEREIRA E LOPES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão e Espação Não Escolares, sob a supervisão acadêmica da profa. Ms. Márcia Maria Vicente de Paula.
CATALÃO – GOIÁS
2015
Sumário
Identificação
Introdução
Histórico da Instituição
Níveis de Ensino
Análise do Regimento Escolar
Análise da legislação de ensino
Observação e organização da Secretaria
Programas e projetos especiais
Administração da instituição de ensino
Análise do Calendário Escolar
O conselho escolar
Considerações finais
Referências bibliográficas
Anexo I
Anexo II
Anexo III
Identificação
Nome do Estagiário: Izabela Pereira e Lopes
RA: 350582
Curso: Pedagogia
Polo: Catalão
Semestre: 7º Semestre
Ano: 2015
Inicio do Estágio: 25/02/2015
Termino do Estagio: 30/03/2015
Supervisora Acadêmica: Ms. Márcia Maria Vicente de Paula
Instituição concedente do estágio
Nome da Instituição: Escola Municipal Professora Maria Conceição Martins Silva
Endereço: Rua Juraci Rosa Pontes, s/nº - centro – distrito de Santo Antônio do Rio Verde – município de Catalão - GO
Telefone: (64) 3497-1117
Diretora: Anteria Nunes de Almeida Garcia
Supervisora de campo: Anterina Nunes de Almeida Garcia
Introdução
O estágio supervisionado é sempre um grande aprendizado. Ao longo dos períodos anteriores de estágio estivemos em contato com o cotidiano do pedagogo professor, e foram experiências muito agradáveis.
Contudo, este último período de estágio é a vez de conhecermos a função do pedagogo gestor, seja atuando na direção ou na coordenação do processo de ensino. Essa etapa de estágio nos oferece a oportunidade de interação com os vários setores que contribuem para que a escola ofereça o seu produto principal: a educação.
As funções da equipe gestora da escola são muitas e exigem muito daquelas pessoas que aceitam cumprir tais funções.
Uma coisa é certa a escola não teria condições de oferecer educaçao de qualidade sem que houvesse toda uma equipe que atua para que os objetivos principais sejam alcançados.
O campo de estágio escolhido foi a Escola Municipal Professora Maria Conceição Martins Silva, no distrito de Santo Antônio do Rio Verde, município de Catalão – GO. E, relembrando, as outras etapas de estágio foram realizadas também nessa escola, e portanto, considero um final de um ciclo.
Histórico da Instituição
O distrito de Santo Antônio do Rio Verde faz parte do município de Catalão – GO, contudo o distrito tem data de fundação anterior a da cidade de Catalão.
A população atual gira em torno de 3 mil habitantes. É bom salientar que o distrito fica distante da sede do município 82 km. O distrito até o ano de 2006, contava somente com uma escola gerida pelo poder estadual.
No ano de 2006, houve por parte do município a criação da Escola Municipal de Santo Antônio do Rio Verde, através da Lei nº 2.413 de 18 de agosto de 2006. Nesse primeiro momento, atendia as crianças pequenas, a grosso modo a creche e os anos iniciais do processo de alfabetização.
No ano de 2009, o prefeito Velomar Gonçalves Rios propôs projeto de lei que alterava o nome da escola. A sugestão do prefeito foi de homenagear a primeira professora do distrito. A professora em questão era Maria Conceição Martins Silva, que havia começado o exercício do Magistério aos 15 anos, trabalhando por cinquenta anos. Por ocasião de seu falecimento aos 84 anos houve a homenagem. E assim por força da Lei n° 2.686 de 09 de setembro de 2009, ocorreu alteração do nome da escola para Escola Municipal Professora Maria Conceição Martins Silva.
Porém, somente no ano de 2013 houve uma resolução (anexo I) que autorizava a Educação Infantil e o Ensino Fundamental na escola. Este documento também valida os anos escolares anteriores desde sua fundação.
A estrutura física da escola teve mudanças desde a sua fundação inicialmente haviam apenas cinco salas de aula, a direção, dois banheiros e o refeitório e cozinha. Porém a demanda de alunos começou a crescer. O espaço estava insuficiente.
Por ocasião da construção da Usina Hidrelétrica da Serra do Facão no rio São Marcos, a direção da UHE fez uma doação para que fosse construída uma nova escola. A prefeitura fez então uma nova estrutura com mais 5 salas de aula, uma biblioteca, laboratório de informática, sala de professores, secretaria, coordenação e direção. Mas não abandonou as antigas estruturas, a parte onde se iniciou a escola, ficou a disposição da Educação Infantil, e a parte da construção nova, ficou destinada ao Ensino Fundamental.
...