Estudo Dirigido - Durkhein Soliariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica
Por: Carolina Guedes • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 636 Palavras (3 Páginas) • 1.412 Visualizações
PUC-Minas
Curso de Relações Internacionais
Disciplina: Sociologia I
Professor: Manoel Neto
Estudo dirigido: Durkheim - Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica (Valor 5,0 pontos)
Alunos: Alice Alcântara, Bárbara Moreira, Carolina Guedes, Félix Zurita, Luciana Duarte, Natália Barcelos
1) Quais são as variáveis que incidem sobre o tipo de solidariedade existente numa dada sociedade?
As variáveis são o tipo de organização social, a divisão do trabalho e o tipo de consciência.
2) Qual é a relação entre o tipo de consciência predominante de uma sociedade e o tipo de solidariedade?
O tipo de consciência predominante e o tipo de sociedade são determinantes para definir o grau de coesão social. Quanto maior a consciência coletiva maior a coesão social.
3) Há possibilidade de haver e uma sociedade uma uniformidade moral absoluta? E qual é a relação entre este fato e a existência de condutas criminosas?
Não, é possível uma uniformidade moral absoluta, e é por este motivo que temos condutas criminosas na sociedade. Os atos criminosos abalam a sociedade, a moral, e principalmente a solidariedade predominante.
4) De que maneira Durkheim correlaciona o processo de individualização à concomitante redução do espaço das relações que ocorrem com a família do tipo "conjugal"?
Na relação entre homem e mulher em que cada um é diferente entre si e cumprem diferentes funções, eles conseguem se manter unidos. O mesmo ocorre na sociedade de solidariedade orgânica, no qual a individualização e as diferentes funções de cada membro mantêm a sociedade mais coesa e funcional.
5) Qual é o tipo de solidariedade "mais forte" no sentido da manutenção da coesão social e quais são os argumentos de Durkheim para justificar esta afirmação?
A solidariedade orgânica, pois além de atender as necessidades da sociedade ela também atende as potencialidades do indivíduo. Ou seja, com a especialização do trabalho, o indivíduo faz aquilo que julga melhor para si, de acordo com suas habilidades e interesses, ao mesmo tempo que colabora com o coletivo. Durkheim mostra como a individualização gera maior interdependência entre indivíduo e sociedade, uma vez que precisa-se de várias partes para obter um serviço ou produto final.
6) Qual é a razão principal pela qual há o desenvolvimento da consciência individual nas sociedades modernas?
Durkheim afirma que a transformação econômica foi um processo muito rápido, obrigando os indivíduos a esquecerem seus valores morais, que guiavam a sociedade para um desenvolvimento da consciência individual. Ele acreditava que a especialização do trabalho iria contribuir para os valores, porém a busca pelo lucro acabou por tornar as pessoas mais individualistas.
7) Como se dá o desenvolvimento das sociedades desde a horda até as sociedades modernas a partir dos conceitos de "densidade moral" e "densidade material"?
...