Fé em Deus pé na tabua
Por: jessikapuc1 • 10/6/2015 • Relatório de pesquisa • 615 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA
Curso: Serviço Social Disciplina: Antropologia Social
Professora: Simone Rosa Data: 13 de abril de 2015.
Aluno (a) Jéssika Oliveira de Jesus _______________________________________________________________
LEIA OS TEXTOS:
DAMATTA, Roberto. Raízes da desobediência. In.: DAMATTA, Roberto. Fé em Deus e pé na Tábua. Ed. Rocco, 2010. p. 97 a 119.
DAMATTA no texto “Os motivos da loucura: um esboço de análise comportamental”. In.: DAMATTA, Roberto. Fé em Deus e pé na Tábua. Ed. Rocco, 2010. p. 33 a 67.
ESCOLHA UMA QUESTÃO PARA CADA TEXTO E RESPONDA:
(Cada questão vale 2,0)
1. DAMATTA, Roberto. “Raízes da desobediência”, nas p. 97 a 119, ao analisar o comportamento dos brasileiros no trânsito afirma existir uma diferença entre obedecer e respeitar os sinais de trânsito. Comente sobre essas diferenças a partir do ponto de vista do autor.
O Autor nos diz que é preciso ter consciencia de si mesmo. O entendimento de que todos nós somos iguais perante a sociedade é o primeiro passo para a libertação dessa visão aristocráta de que alguns são superiores aos outros. Não adianta criar meio mundo de leis e normas, pois o Brasileiro tem uma dificuldade de obedecer as leis. Ao parar em um sinaleiro, o motorista sente-se prejudicado por ter uma pequena perca de tempo, ele sabe que é obrigado a parar no vermelho, mas seu eu ou ego faz com que ele não pense no outro que está atravessando a via paralela, ou o pedestre que tem a passagem livre. A palavra obedecer tem um significado de inferioridade, eu obedeço algo ou alguém, como diz o autor “Entre nós o verbo ‘respeitar’ conota escolha ou opção (sendo mais indicado para quem se pensa como superior); e o verbo ‘obedecer’ é compulsório (sendo aplicado a quem se pensa ou é imaginado como inferior. " Se eu respeito as leis, quer dizer que conheço as leis, sou superior aos ignorantes. Pra o autor é essa a visão que não pode exixtir.
2. Como o autor nesse mesmo texto, explica a imprudência, arrogância, e má-educação cometidas pelo brasileiro no trânsito, e a que ele atribui esse comportamento?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
...