GESTÃO DE ESTOQUE E DEMANDA
Por: dougc636 • 22/5/2017 • Resenha • 3.304 Palavras (14 Páginas) • 603 Visualizações
FACULDADE OPET
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PROPOSTA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE
GESTÃO DE ESTOQUE E DEMANDA NA EMPRESA BRT ELETRO
CURITIBA - PR
2017
BRUNO AUGUSTO YAGUTI
JÉSSICA MICHELE ODORIZZI
JOSÉ DOUGLAS DOS SANTOS SOUZA
PROPOSTA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE
GESTÃO DE ESTOQUE E DEMANDA NA EMPRESA BRT ELETRO
Trabalho de Conclusão de Curso, exigido como
requisito parcial, obrigatório para Obtenção de
Título de Bacharel em Administração de empresas
submetido à Faculdade OPET.
Orientadora: Silvana Travassos
CURITIBA - PR
2017
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
1.1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 OBJETIVO GERAL
1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.4 JUSTIFICATIVA
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 PREVISÃO DE DEMADA
2.1.1 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
2.1.2 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE PREVISÃO
2.2 GESTÃO DA CAPACIDADE E DEMANDA
2.2.1 CONCEITOS E GESTÃO DA CAPACIDADE
2.2.2 ESTRATÉGIAS PARA GESTÃO DA CAPACIDADE
2.3 ESTOQUE DE SEGURANÇA
2.3.1 INCERTEZA versus ESTOQUE DE SEGURANÇA
2.3.2 PREVISÃO DE INCERTEZAS DA DEMANDA
2.3.3 A INCERTEZA DO LEAD TIME
2.3.4 A INCERTEZA NA QUANTIDADE RECEBIDA
- INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
1.1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
Na empresa BRT Eletro existe um número muito alto de pedidos não atendidos ou atendidos fora do prazo, o que resulta em insatisfação dos clientes e um custo muito alto com entregas que se tornam urgentes. O setor comercial vende produtos que não estão disponíveis e promete entregas em prazos que na maioria das vezes não são cumpridos, pois os produtos não chegam em tempo hábil para atender o que foi acordado na negociação, esta falha pode ser consequência de uma má gestão do estoque e/ou uma previsão errada de demanda, e não atender o cliente significa prejuízo para a empresa, pois são vendas (receitas) que deixam de integrar o caixa da organização.
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 OBJETIVO GERAL
Investigar a gestão de estoque e previsão de demanda, e clientes não atendidos ou atendidos com atraso na empresa BRT Eletro.
1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Descrever o processo de Gestão de Estoque e Demanda da empresa BRT Eletro
- Identificar as possíveis falhas dentro da área comercial e do PCP da empresa.
- Diagnosticar causa dos problemas de gestão de estoque e previsão de demanda.
- Propor melhorias na Previsão de Demanda e Gestão de Estoque.
1.4 JUSTIFICATIVA
Para a escolha do tema, foi observado primeiramente a inclusão do mesmo dentro da área de Administração de Empresas e a ligação com o conteúdo aprendido em sala de aula. A empresa em estudo passa por constantes problemas com relação a atendimento dos pedidos dos clientes, frequentemente os produtos são entregues com atraso ou sequer são entregues, o objetivo deste trabalho é propor melhorias no processo de gestão de estoque e previsão de demanda, buscando colocar em prática o conhecimento adquirido durante o curso e buscando solução para o problema enfrentado pela empresa.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 PREVISÃO DE DEMANDA
2.1.1 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
A previsão de demanda tem papel fundamental no planejamento da empresa, não faltar produtos para atendimento aos clientes significa qualidade no serviço prestado.
O planejamento do processo de distribuição depende da antevisão da forma como a demanda dos produtos vai evoluir no futuro. O varejista precisa definir um plano de pedidos aos fornecedores e, estes, precisam programar as encomendas de matéria prima e de componentes necessários à fabricação de seus produtos. É necessário também prever a mão de obra necessária, instalações fixas, depósitos, recursos financeiros e um sem-número de variáveis que exigem tempo para serem concretizadas. (Novaes, Antonio; 2007, p.159):
Ainda segundo Novaes (2007), as projeções de demanda bem elaboradas significam diferenciais competitivos, impactando positivamente os resultados econômicos e financeiros da empresa, e auxilia a cadeia de suprimentos. Porém, por se tratar de dados para o futuro, que envolvem vários fatores externos e também decisões humanas, a previsão de demanda pode apresentar erros e nunca devem ser esperados resultados precisos
Dessa forma, o encarregado de elaborar as projeções deve ter sempre presente alguns pontos importantes, a saber (Chopra e Meindl, 2003; Gonçalves, 2004 apud Novaes, 2007, p. 160):
- As previsões estão sempre sujeitas a erros. Assim, sempre que possível, o analista deve estimar o valor esperado da projeção (valor médio) e uma medida do erro.
- As projeções de longo prazo são usualmente menos precisas do que as de curto prazo. Isso ocorre porque a economia, os hábitos do consumidor, os efeitos políticos internos e externos etc. normalmente sofrem mudanças num ritmo mais lento ao longo do tempo. Assim, dentro do prazo de algumas semanas ou de alguns meses não se esperam, em geral, mudanças bruscas externas, a não ser as resultantes de causas catastróficas (um terremoto ou um golpe de estado, por exemplo). Mudanças significativas devidas à sazonalidade (alternância entre modas de verão e de inverno e entre safras agrícolas, por exemplo) são normalmente previsíveis dentro de certos limites.
- Quando se fazem projeções de dados mais agregados, os resultados são normalmente mais precisos. Isto, é claro, se a agregação for feita de forma logica. Por exemplo, a projeção das vendas de automóveis com dados agregados ano a ano para todo o Brasil, vai mostrar um erro relativo muito menor do que a previsão realizada separadamente, estado a estado. Muitas vezes, no entanto, os dados desagregados são obtidos de formas diversas, a partir de bases heterogêneas, com periodicidades diferente etc. Nessas condições, a agregação desses dados, na sua forma bruta, não vai melhorar a precisão dos resultados, e possivelmente poderá torna-los pouco úteis para o uso.
...