Gestão Democrática nas Escolas Pública
Por: Uraktan • 31/1/2017 • Artigo • 3.272 Palavras (14 Páginas) • 306 Visualizações
Raimundo Uraktan Gadelha²
Raimundo Uraktan Gadelha
Gestão Democrática nas Escolas Pública
Municipal de Tabuleiro do Norte-Ceara
GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICA
MUNICIPAL DE TABULEIRO DO NORTE – CEARÁ
Tabuleiro do Norte – Ceará
28 de Outubro de 2016
RESUMO
O processo da democratização da gestão escolar não tem a sua gênese necessariamente no interior da escola. Entretanto o estabelecimento de ensino é um local privilegiado para as mediações e discursões políticos e ideológicos. Possibilitando a construção de um modelo pedagógico que privilegie a gestão democrática no ambiente social e educacional. A construção da gestão democrática é estabelecida na relação mútua entre toda a comunidade escolar, buscando o bem comum e o sucesso do educando em primeiro lugar. A discursão da gestão democrática tornasse uma ação desafiadora tendo em vista a nossa participação em democracias representativas. Entretanto, sabemos que a caminhada é extensa, o que requer de toda a comunidade escolar (Diretores, coordenadores, professores, funcionários e famílias) numa ação conjunta para o enfrentamento dos desafios na busca de uma gestão democrática, que tenha como prioridade a aprendizagem e o sucesso escolar dos educandos como condutor para se alcançar uma formação cidadã numa sociedade mais justa e igualitária.
Palavras-chaves: gestão democrática, escola e aprendizagem.
SUMÁRIO
I – INTRODUÇÃO_________________________________________ 04
- Delimitação do problema______________________________ 05
- Objetivo da Pesquisa_________________________________ 08
- Justificativa ________________________________________ 08
- Metodologia utilizada na pesquisa ______________________ 09
- Base teórica ou revisão de literatura ____________________ 10
- Resultados e discussão ______________________________ 11
II – CONCLUSÃO ________________________________________ 15
III – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ______________________ 16
I - INTRODUÇÃO
O presente artigo cientifico é objeto de uma pesquisa bibliográfica realizada para a obtenção do título de especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI.
O objetivo deste artigo é construir um amplo debate acerca da problemática da gestão escolar, tendo como atores desse processo: diretores escolares, coordenação pedagógica, professores e funcionários que tem atuação no ensino público municipal de Tabuleiro do Norte – Ceara, como também a toda comunidade.
A minha experiência no magistério por mais de dez anos, possibilitou visualizar um processo gradativo de transformação histórica no que diz respeito a gestão escolar no município de Tabuleiro do Norte. Desde a sua fundação os dirigentes escolares neste município o que prevalecia na sua quase totalidade era a indicação política dos diretores e coordenadores do sistema educacional municipal os mesmos eram nomeados pelo gestor municipal configurando o paternalismo que é bastante característico no interior do Brasil.
No início do ano letivo de 2013, a secretaria municipal de educação de Tabuleiro do Norte-Ce estabeleceu novos critérios para a nomeação de diretores e coordenadores através de uma seleção pública, onde os dirigentes foram submetidos a uma avaliação escrita e uma apresentação do plano de ação a ser aplicado nos estabelecimentos de ensinos.
A partir da Lei de Diretrizes e Bases na Educação – LDB/9394/96, passou-se a ter uma abertura maior para o processo de democratização da gestão escolar. Durante a pesquisa, percebi nos encontros pedagógicos que muito se falava em gestão participativa e uma nova visão no papel do diretor escolar. Avanços ocorreram com a criação dos conselhos colegiados, no entanto a participação da comunidade escolar deixava muito a desejar, ficando muitas vezes as decisões sobre a responsabilidade do diretor. O fato é que ainda existem gestores com visões autoritárias centralizadoras comprometendo as tomadas de decisões de forma coletiva.
A gestão democrática nas escolas pública no estado do ceara já é uma realidade, onde o processo de escolha passa por uma seleção pública e os aprovados passam por uma eleição direta envolvendo toda comunidade escolar (professores, funcionários, pais de alunos e alunos). Neste sentido torna-se urgente e necessário abrir um amplo debate em nosso município em torno da construção de uma escola democrática.
O governo municipal junto à secretaria de educação do município está promovendo ações pedagógicas para qualificação dos gestores escolares, visando uma preparação adequada para o gerenciamento de ações no ambiente escolar.
- – Delimitação do problema
A questão a ser analisada e delimitada parte do processo da Gestão democrática na escola pública do Município de Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará e nesta perspectiva de uma gestão escolar democrática colhemos o depoimento da diretora de uma escola municipal deste município, abordando a questão administrativa, de planejamento e avaliação do processo ensino aprendizagem. Segue o comentário da diretora:
“Ao longo deste três anos e oito meses, como gestora escolar percebi a importância do diálogo do planejamento e de estratégias no relacionamento nos diversos segmentos da comunidade escolar. A nossa atividade pedagógica tem todo um planejamento adequado a realidade de nossa escola, tendo como foco principal o sucesso escolar dos educandos. A nossa equipe pedagógica tem feito um trabalho com muita dedicação e carinho, onde a participação dos pais está sendo bastante significativa, isso está refletindo na melhoria nos níveis de aprendizagem dos nossos alunos. Essa correlação de forças entre família e escola esta sendo fundamental para atingir as metas estabelecidas no projeto politico pedagógico – PP. Para mim é desafiador desenvolver projetos na área de educação, está sendo bastante satisfatório, pois trabalho na área que mais me identifico.”(Wanessa Sildeandra Moreira Gondim, Tabuleiro do Norte, CE, jun, 2016)”.
...