MOVIMENTO LGBT E A FALTA DE VISIBILIDADE: A ATUAÇÃO DE GRUPOS MILITANTES NO RECIFE E NO INTERIOR PERNAMBUCO
Por: dudsoares • 10/11/2020 • Trabalho acadêmico • 5.576 Palavras (23 Páginas) • 207 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SÓCIO FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PESQUISA E PRATICA PEDAGÓGICA I ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES
MOVIMENTO LGBT E A FALTA DE VISIBILIDADE: A ATUAÇÃO DE GRUPOS MILITANTES NO RECIFE E NO INTERIOR PERNAMBUCO.
EDUARDA PARENTE SOARES
EVELISE RODRIGUES DA VEIGA PESSOA
RECIFE
2017
EDUARDA PARENTE SOARES
EVELISE RODRIGUES DA VEIGA PESSOA
MOVIMENTO LGBT E A FALTA DE VISIBILIDADE: A ATUAÇÃO DE GRUPOS MILITANTES NO RECIFE E NO INTERIOR PERNAMBUCO.
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina projetos e práticas pedagógicas, orientados pela docente Célia Costa, do departamento de fundamentos sócio filosóficos da educação.
RECIFE,
2017
Este projeto visou analisar na pratica como se dá a educação não formal em espaços de militância politica, tendo como objeto de pesquisa a falta de visibilidade de pessoas LGBT em Recife e no interior de Pernambuco, e teve como seu objetivo geral estudar a prática de grupos militantes em prol dos direitos humanos e diversidade de pessoas LGBT, observando as práticas da ONG Movimento Gay Leões do Norte. Como referencial teórico adotou-se, primordialmente, os conceitos de Educação não formal e educador social de Maria da Gloria Gohn, sofrendo também fortes influências de Paulo Freire. Sendo uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos, o procedimento adotado para a elaboração deste artigo fora a pesquisa de campo, utilizando-se de recursos como a entrevista semiestruturada. Os resultados desta pesquisa ressaltaram que a ONG se mostra à frente de diversos projetos de grande importância para a comunidade LGBT, e cumpre seu papel de promover respeito à diversidade e maior visibilidade para essa comunidade, entretanto, pudemos analisar a necessidade de maior embasamento teórico por parte da ONG, evidenciado que alguns resultados se tornaram insatisfatórios perante aos pressupostos por nós estabelecidos.
Palavras-chave: Comunidade LGBT; Educação não formal; Direitos Humanos.
This paper aimed to analyze in practice how non-formal education works in spaces of political militancy, having as object of research, the lack of visibility of LGBT people in Recife and in the interior of Pernambuco, and had as its general objective to study the practice of activists groups of human rights and diversity for LGBT people, observing the practices of the NGO Movimento gay Leões do Norte. As theoretical reference, the concepts of non-formal education and social educator of Maria da Gloria Gohn were adopted; Paulo Freire was also a strong influence in our research. Being a descriptive research on the objectives, the procedure adopted for the elaboration of this article was the field research, using resources such as semi-structured interview, defined by Gil (2008). The results of this research point out that the NGO stands out in front of several projects of great importance to the LGBT community, and fulfills its role of promoting respect for diversity and greater visibility for this community, however, we were able to analyze the needs of more theoretical foundations on the NGO side, in this way, some results have become unsatisfactory in face of the assumptions we have established.
Keywords: LGBT community; Non-formal education; Human rights
Essa pesquisa buscou estudar como se dá na prática a educação militante de ONGs em espaços de formação de indivíduos. A pesquisa visou analisar a falta de visibilidade de pessoas LGBT em Recife e em Pernambuco em acordo com a ONG Movimento Gay Leões do Norte. Nossa intenção foi observar a instituição na prática e como ela se mostra perante as dificuldades enfrentadas pela comunidade LGBT,
A pesquisa foi desenvolvida na Organização Movimento Gay Leões Do Norte, fundada em 8 de dezembro de 2001, o Leões do Norte é uma ONG que atua em defesa da livre orientação afetivo-sexual e da promoção da cidadania e dos direitos humanos da população LGBT. Com um grupo ativo de miltantes no interior do estado, a ONG realiza várias ações e está ativa politicamente até os dias de hoje. Tendo grande destaque no meio LGBT, a ONG se tornou uma das maiores referências entre as organizações do tipo. A ONG possui dialogicidade entre a criação de políticas públicas e uma relação harmônica com o governo estadual, municipal e o fórum LGBT. A ONG possui grupos espalhados pelo estado de Pernambuco, com um grupo extremamente ativo em Goiana, sempre procurando educar e ensinar sobre os direitos humanos e dialogar com a realidade de pessoas LGBT em zonas afastadas da metrópole. O projeto se dará através de pesquisa do tipo Básica, descritiva e de campo.
Utilizando de conceitos de Maria da Gloria Gohn, tais como a educação não formal e o papel do educador social nesses espaços, e ainda de conceitos como educação bancária de Freire, este artigo visou aliar a teoria à prática e analisar como as ONGs se comportam perante à sociedade e qual seu papel politico enquanto organização politica.
Esta pesquisa teve como objeto de pesquisa estudar a falta de visibilidade de pessoas LGBT em Recife e no interior de Pernambuco.
A questão-problema que nos motivou a investigar tal fenônemo foi como a ONG Movimento Gay Leões do Norte contribui ativamente para a visibilidade e inclusão de pessoas LGBT em recife e no interior do estado de Pernambuco. Nosso objetivo geral com esse artigo foi analisar a prática de grupos militantes em prol dos direitos humanos e diversidade de pessoas LGBT. Sendo nossos objetivos específicos divididos em três principais questionamentos:
(1) Educação não formal em espaços de militância política.
(2) Como a ONG busca contemplar os direitos humanos de pessoas LGBT.
(3) Como se dá a educação proposta pela ONG
1.1 O QUE É ONG?
As ONGs se caracterizam por serem Organizações não Governamentais, podendo ser tanto assistencialistas quanto possuírem um caráter de construção social do ser humano. Normalmente é um grupo de pessoas que, estruturadas sob a forma de uma instituição da sociedade civil, não tendo fins lucrativos, têm um objetivo comum de lutar e apoiar causas coletivas.
...