Marketing e Gestão de Políticas Sociais e Culturais
Por: julianatrasmonte • 10/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.507 Palavras (11 Páginas) • 325 Visualizações
Universidade de Santiago [pic 1]
Escola Superior de Turismo Negocio e Administração
Departamento: De Ciências Jurídicas e Sociais
Licenciatura Em Serviço Social e Politicas Públicas
Disciplina: Marketing e Gestão de Políticas Sociais e Culturais
Docente: Mestre Adilson Monteiro
Tema: Plano de Marketing Social cujo Slogan «Viver com as Nossas Diferenças e Fazer Diferença»
[pic 2]
Tarrafal, Janeiro de 2017
VIVER COM AS NOSSAS DIFERENÇAS E FAZER DIFERENÇAS
[pic 3]
INTRODUÇÃO
O presente Plano de Marketing enquadra-se no âmbito do Curso Serviço Social e Politicas Públicas mais concretamente na cadeira de Marketing e Gestão de Políticas Sociais e Culturais, leccionado pelo Docente Adilson Monteiro da Universidade de Santiago, Escola Superior de Turismo, Negócios e Administração (ESTENA).
O plano da inclusão social, cujo slogan é “viver com as nossas diferenças e fazer diferença» pertencente à uma comunidade do interior da ilha de Santiago, na Cidade do Tarrafal, mais concretamente na escola Ex-EBC.
Nós enquanto assistente social temos a responsabilidade de assumir o desafio de socorrer o Estado Cabo-verdiano, visto que o nosso país revela ter muitas comunidades com series problemas sociais sobretudo as que ficam à margem das políticas de intervenção estatal que na sua maioria é muito centralizadora, todavia grande parte da nossa população vive em situações precárias eternizando assim o ciclo da pobreza.
As famílias como sendo a base da socialização visa chegar com as suas acções a onde as intervenções públicas demostram certas fragilidades ou ineficácia na satisfação de certas demandas sociais e proporcionar o bem-comum.
O plano é consciencialização dos pais e encarregado da educação e das comunidades a inclusão social, cujo slogan «viver com as nossas diferenças e fazer diferença»
Ela foi criada com intuito de promover a inclusão social, e ajudar os pais e encarregados da educação na resolução dos problemas que enfrentam no dia-a-dia, e que possam ajudar no desenvolvimento da comunidade.
Tem como estratégia estabelecer mais parcerias com as outras instituições de forma a auxiliar uns aos outros e colmatar essa temática.
Sumário executivo
O nosso plano de marketing refere-se a escola, Ex-EBC, mas concretamente sala dos Heróis e dos Recursos que ficam situados na Cidade do Tarrafal foi fundada em 14 de Setembro de 2014. Ela foi criada com intuito de promover a inclusão social, e ajudar os pais e encarregados da educação na resolução dos problemas que enfrentam no dia-a-dia, e que possam ajudar no desenvolvimento da comunidade. Também este estabelecimento recebe crianças com deficiências das famílias mais desfavorecidas e as apoiam no processo de educação dos seus filhos.
A escola Ex-EBC tem um gabinete de atendimento, durante a semana, onde se encontra uma psicóloga no atendimento durante três dias no centro da cidade e dois dias visita às zonas periféricas da cidade onde consciencializa os pais encarregado de educação e a comunidade para a importância da inclusão social.
Este gabinete tem como estratégia estabelecer mais parcerias com as outras instituições de forma a auxiliar uns aos outros e colmatar essa temática; (poder local, Organizações não Governamentais, Instituição Hospitalar entre outros). Essa parceria é uma forma para conseguir recrutar algumas psicólogas voluntaria e Assistentes Sociais para poder lhes ajudar a combater esse problema. É preciso que haja esforços necessários e envolvendo a comunidade para melhor coesão social.
Situação actual
A sala dos heróis e dos recursos ficam situados na Cidade do Tarrafal de Santiago, mais concretamente no Ex EBC (MEC) este estabelecimento, contam com dois técnicos de Ciência na Educação Especiais; duas Professoras; uma Psicóloga; um Assistente Social; um Ajudante de serviço geral na sala. Doravante recebe criança com deficiência das famílias mais desfavorecidas e as apoiam no processo de educação dos seus filhos.
Existem crianças com deficiências, com paralisia cerebral, Síndrome de Down encefalopatia, hidrocefalia, e a suspeita de autismo e cegueira. O processo da inclusão destas crianças deu-se através das implementações de algumas práticas. Relação da escola com os pais e encarregados de educação, essa facilita o trabalho desta estrutura pública do ensino por meio de uma colaboração estreita com as professoras no conhecimento destas crianças. Por exemplo partilha de informações sobre o desenvolvimento das filhas (os), os cuidados que tem com os mesmos, além de participar nas actividades promovidas pela escola.
Objectivos estratégicos
- A escola tem como objectivo proteger e desenvolver projectos que visam satisfazer as necessidades e as demandas sociais;
- A escola tem como objectivo a inclusão social, socialização das crianças que visam garantir o bem-estar social;
- Tem como estratégia estabelecer parcerias com vários tipos de organizações quer elas públicas, privadas e do terceiro sector.
Definição do projecto e esforço necessário
Tendo em visão os projectos que visam a recuperação dessa estrutura de ensino e a relevância da inclusão social. Também pretendem criar mais condições para as crianças para que haja um ambiente propício para a aprendizagem.
No que tange ao esforço necessário é preciso que todos os elementos pertencentes a organização se sintam aliciado. Tendo como slogan «Viver com as nossas Diferenças e fazer Diferença» com esse slogan quer mostrar a importância da inclusão social, porque a diferença existe e a descriminação é real é preciso mudar as mentalidades.
Análise do Ambiente
A análise do ambiente é um excelente instrumento que nos possibilita conhecer de uma forma resumida o ambiente que rodeia a volta e dentro da instituição. Facilita conhecer as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças e ainda traçar percursos que facilita transformar as demandas em questão.
Factores económicos
Se todos comprarem essa ideia o custo será menos e se alguns deixarem de comprar essa ideia os danos serão maiores, haverá automaticamente desintegração social, e o estado terá problemas em reintegrá-los. Também estão sujeitos as perturbações, quem comprar essa ideia estará a contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
...