Movimento Indígena
Por: Adriagnes Viniciúscorreia • 24/2/2019 • Seminário • 443 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Movimento Indígena
Adriele, Matheus e Francielle Turma: 6080211 - 2°Tele
O que é?
O movimento indígena é um movimento que busca a conservação (que sejam reconhecidos no meio do povo, a fim de que a população até aprenda suas línguas na escola) e delimitação de áreas indígenas, no caso, terra. Mas abrange muito mais que apenas “terra”, é questão de saúde e direitos.
História
O marco do movimento indígena data de 1940, no México, onde foi realizado o primeiro Congresso Indigenista Americano (Convenção de Patzcuaro). Ele tinha o objetivo de criar e discutir políticas no qual pudessem zelar pelos índios na América. Porém, no Brasil, na década de 70, foi que começaram a se manifestar mais organizadamente, necessitando de proteção de terras em relação a políticas expansionistas da ditadura militar. Logo depois, em 1983, o primeiro deputado índio foi eleito no país, reforçando a ideia de que, para evoluir em sua luta, os povos indígenas precisam ser representados por quem a conhecia, e vivenciou de fato. A partir desse momento começaram a participar até do Congresso Nacional. Então, em 2002, foi criada a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), como uma maneira de unir as necessidades dos povos em geral em uma única voz.
Pautas
Objetivos
Direito à sua própria cultura;
Direito às terras tradicionalmente ocupadas, como áreas de preservação;
Direito à educação;
Direito à saúde diferenciada;
Projetos socioeconômicos destinados aos diversos povos;
Fiscalização ao cumprimento de leis e demarcações.
Formas de luta
Os povos indígenas até hoje estão lutando por um direito conquistado na Constituição Federal de 1988: o reconhecimento e a demarcação das terras tradicionalmente ocupada pelos seus povos. A Carta Magna, no artigo 231, incorporou essa reivindicação histórica das lutas indígenas e se mostrou sensível à necessidade de assegurar um modo de vida social aos herdeiros dessas terras.
Ideologia
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Conclusão
A partir desta apresentação concluímos que o movimento indígena tem lutado ao longo de muitos anos, mas ainda não conseguiram as terras que um dia foram-lhes tomadas. A cultura indígena está muito presente
...