TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais

Por:   •  9/12/2015  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Movimento das Profissionais do Sexo

Origem

A prostituição é conhecida como uma das profissões mais ancestrais do mundo que começou a ser vista como forma de comercialização nas civilizações antigas onde a prostituição foi a forma da mulher sobreviver no mundo. Nas cidades mais importantes de grande circulação como a Grécia antiga já se ouvia falar em prostituição como atividade econômica que não era ilegal. Sólon construiu bordeis e fixou preços já que as mulheres que lá trabalhavam tinham grande domínio verbal, econômico e político.

No Egito as prostitutas eram vistas como divindades, eram oferecidas oferendas, que eram levadas para os templos onde residiam. Elas simbolizavam a fertilidade e seres diferentes das mulheres amáveis e equiparadas aos homens por sua independência social e econômica.

Mas com o aparecimento da burguesia, as prostitutas foram declaradas ilegais e remanejadas para as periferias já que estavam fora dos padrões morais da sociedade.

Prostituição no Brasil

No Brasil iniciou com vinda dos colonizadores que se satisfaziam com as índias e as engravidavam iniciando uma mistura de raças. A igreja católica percebendo que os portugueses estavam engravidando rapidamente as índias enviou uma carta ao rei para que mandasse as mulheres brancas para que eles conseguissem casar e a raça branca ser fortalecesse. Dessa forma orei mandou ladras, assassinas, órfãs e prostitutas para povoar o Brasil. Com o objetivo de torna o Brasil a colônia de Portugal.

Em 19641 as escravas se submetiam a prostituição para sustentar seus senhores, usando roupas que chamavam atenção dos visitantes, expondo o corpo. O que deixou o rei de Portugal incomodado fazendo assim com que fosse proibido o uso de tais trajes provocantes. As prostitutas brancas chamavam bastante atenção e tinha a conduta abusiva como entrar na igreja. Tal conduta irritava o governador da capitania de minas Gerais, conde de Galveias, que por pouco não as expulsa da cidade (Araujo, 2009)

Fonseca(1982) descreve que os primeiros bordeis em São Paulo surgiram em meados do século XVIII com a descoberta de ouro em Cuiabá. São Paulo virou ponto de passagem para todos as pessoas que buscavam lucrar com a exploração de ouro. No governo do capitão-geral Martim Lopes Lobo Saldanha(1775-1782) a Fazenda de São Caetano da Borda do Campo realizava diversas festas em que as prostitutas eram presença obrigatória.

Dom João VI ao rio de janeiro segundo Abreu(1984), a prostiutição foi enobrecida por outro tipo de mulheres as de origem francesa.

O dia 2 de junho de 1975 mais de 100 prostitutas da ocuparam a igreja de Saint Nizier, no centro de Lyon(frança) protestando contra a repressão policial e a guerra contra rufianismo(quem tira proveito da prostituição alheia), os casos não solucionados de suas colegas de profissão. Seus conjugues e filhos estavam sendo processado por serem sustentados por elas. Donos de hotéis não alugavam mais quartos por conta da repressão impedindo-as de trabalhar. A população de Lyon junto com a igreja apoiou e deu proteção as profissionais. A ocupação foi transmitida pelos meios de comunicação em todo o país, inclusive no Brasil. No dia 10 de junho as mulheres foram brutalmente expulsas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com