O Fichamento Flick
Por: Marcella Galvão • 3/4/2023 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1]Universidade Paulista – UNIP
Campus: Santos-Rangel
Curso: Psicologia
Disciplina: Temáticas de Pesquisa em Psicologia
Docente: Profa. Dra. Denise Durante
Nome do Aluno(a): Marcella Galvão Cintra
R.A: F27BEG-8
FICHAMENTO 1
FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
Como explicito no texto o ponto central da pesquisa social é a elaboração de conhecimentos e como parte da pesquisa o estudo sistemático influencia diretamente na finalidade a ser atingida, baseados no contexto em que a pesquisa está sendo coordenada. Os objetivos que rodeiam a pesquisa, como a descrição e ou avaliação, são destinadas para prática, resolução de problemas, e generalidade (dia a dia), que lida com estimativas. Tendo em vista que, as pesquisas produzem o conhecimento e desenvolvimento dos problemas que decorrem em sociedade, podemos dizer que não proporcionam soluções rápidas. Diante dos diferentes contextos sociais e visando a integralização da pesquisa, devemos adapta-las de acordo com as áreas (básica, aplicada, participatória, etc.) e tipos (quantitativas e qualitativas) e que muitas vezes se complementam.
LISTA DE CITAÇÕES E COMENTÁRIOS
Muitas das questões e dos fenômenos com os quais a pesquisa social se envolve também desempenham um papel importante na vida cotidiana. Considere, por exemplo, uma questão que é obviamente relevante para a vida cotidiana, saúde. (FLICK, 2013.p 16)
Os problemas do dia a dia muitas vezes podem discorrer como ponto de início de pesquisa, fortalecido por uma relação que a ciência tem com a vida cotidiana e a partir daí, podemos dizer que o cotidiano dentro dessa vertente se mostra como ponto de partida e a ciência como influenciador, trazendo os resultados obtidos nas pesquisas.
A pesquisa social tem seus limites. Por exemplo, o objetivo de desenvolver uma única grande teoria para explicar a sociedade e os fenômenos que existem dentro dela, que também se opõe à testagem empírica, não pode ser alcançado. E não existe um método que estude todos os fenômenos relevantes. Além disso, não se pode esperar, esperar que a pesquisa social vá proporcionar soluções imediatas para problemas atuais e urgentes. (FLICK,2013 p 21).
Como dito pelo autor os problemas da sociedade não podem ser resumidos, existem muito fenômenos que envolvem o cotidiano e muitas teorias que podem abarcar o assunto de forma avaliativa diferente, mas com a mesma finalidade, que não discorre de um erro, e sim de vertentes diferentes, dito isso, nem todos os testes podem ser feitos dentro de laboratórios.
Os pontos fortes e fracos mencionados podem constituir a base para decidir qual alternativa metodológica você deve escolher para sua questão específica de pesquisar [...]. É importante lembrar, porém, que é possível combinar a pesquisa qualitativa e a quantitativa. (FLICK,2013 p 25).
A o tipo metodologia da pesquisa são constituídas de formas diferente mas possuem pontos em comum, ambas possuem vantagens e desvantagens de acordo com a situação de pesquisa que são inseridas, isso nos leva a entender que a situação da escolha metodológica depende da maneira que você quer atingir o público alvo ou generalidade. Isso não significa que não podem ser trabalhadas em conjunto, juntas elas conversam e se interligam, podemos usar a quantitativa como causalidade na qualitativa e ou vice-versa.
...