O Homem Como Ser Social
Por: Beatriz Resende • 29/11/2019 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 1.070 Visualizações
O Homem como ser social
Nas diversas formas de sociedade percebemos que só na modernidade a noção de indivíduo ganhou relevância, pouco valor se dava à pessoa única na antiguidade. A importância do indivíduo estava inserida no grupo a quem pertencia (família, Estado, clã, etc.), apesar das diferenças naturais entre os indivíduos, não havia se quer a hipótese de pensar em alguém desvinculado de seu grupo.
No século XVI, com a Revolução Protestante, o ser humano passa a ter "domínio e poder" próprio no século XVIII o capitalismo e o pensamento liberal contribuíram colocando a felicidade humana no centro das atenções, não se tratava de felicidade como um todo, mas de sua expressão material (ser proprietário de bens, de dinheiro, ou apenas de seu trabalho).
O Homem é um ser social
O homem é um ser social e político, vivendo em grupos, em sociedades. É natural que no meio destes grupos haja conflitos, desentendimentos e interesses divergentes. Porém, o homem sente necessidade de segurança e busca a harmonia social. Para que a sociedade exista é necessário que os conflitos sejam resolvidos e, portanto, o homem dispôs de vários meios com o intuito de controlar as ações humanas e trazer um equilíbrio à sociedade. São os instrumentos de controle social. O Direito, criação humana, é um destes instrumentos, cujo principal objetivo é viabilizar a existência em sociedade, trazendo paz, segurança e justiça.
A criança nasce, cresce e vive dentro de grupos. O primeiro é a família e aos poucos vai estabelecendo outros contatos como creche, escola e igreja. Chegando a adolescência, vai descobrindo seu grupo com outros jovens, em grupo de trabalho, clube, grupo esportivo e outros. Em todos esses lugares vai se exercitando nas relações interpessoais, é influenciando e também influencia. Você não teria possibilidade de sobreviver como indivíduo se não fizesse parte de outros grupos. Inserido nesses grupos sociais, adquire sua identidade enquanto ser humano e os meios fundamentais para a sua sobrevivência.
A sociedade é uma conquista e os grupos sociais que vivem na sociedade é a essência da vida em sua plenitude de amor fraterno.
.
...