TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO,REMUNERAÇÃO E RENDA

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO,REMUNERAÇÃO E RENDA.

[pic 4]

CARUARU

2015

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:Fundamentos, Sociologia ,Ciências Políticas e Filosofia.

Professores: Rosane , Sérgio , Wilson e Adir.  

CARUARU

2015

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5

3.1- QUAL É O PERFIL MIGRATÓRIO DESSE SÉCULO?................................5

3.2-QUL A INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLOGICOS E DOS POLOS EDUCACIONAIS NA MIGRAÇÃO ATUAL?........................................................5

3.3- QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS MIGRATÓRIAS COM BASE NAS DIFERENÇAS REGIONAIS DE RENDA E SALÁRIO?.......................................5

3.4-QUE PAPEL DEVE/DEVERIA TER O ESTADO FRENTE AOS DESAFIOS MIGRATÓRIOS EM NÍVEL GLOBAL..................................................................5

4-CONCLUSÃO...................................................................................................6

5-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................7

        

INTRODUÇÃO

O processo migratório é uma questão bastante complexa que se relaciona diretamente na busca de uma melhor qualidade de vida do indivíduo, que migra para outras cidades, estados e países em busca de novas oportunidades de emprego, estudo e muitas vezes por conta da miséria, pobreza e violência.

Nem sempre esse processo age de forma positiva na vida cotidiana desses indivíduos que abdicam de seus costumes, crenças e muitas vezes da própria família em busca de uma melhoria na qualidade de vida e uma melhor ascensão social e profissional.

Discutiremos mais detalhadamente os aspectos, as causas, os benefícios e malefícios causados pelo processo de migração que ocorre todos os dias, meses e anos no Brasil e no mundo.

        

QUAL O PERFIL MIGRATÓRIO DESTE SÉCULO?

  Nos anos mais recentes o perfil migratório vem se baseando com a imigração interna e externa acontecida em varias parte do mundo sabe que o fenômeno migratório não é recente, mais que o aumento das migrações nos dias de hoje são bastante favorecidas.

  No ponto de vista econômicoa demanda por mão de obra nas sociedades é uma estrutura dos mercados de trabalho para que o desenvolvimento econômico seja mais que aprofundar as disparidade entre países ricos e pobres, visto que o crescimento se faz desigual. Assim os dois fatores aumenta o impulso e até a necessidade de migrar para outros países.

  As migrações passam constantemente por invenção dos fluxos com regras e causas estruturais tanto no país de origem como ao país de destinos. Podemos destacar as crises econômicas como o fato de desemprego um dos principais motivos a emigração.

  Nesse sentido existirá sempre a tendências dos indivíduos deslocarem-se para lugares onde a oportunidade de trabalho seja maior.

  O perfil migratório se baseia na globalização, assim a expectativas de vida não se tratam apenas do que se pode oferecer mais sim uma busca na melhoria de vida tanto no mercado de trabalho quanto na qualificação profissional.

QUAL A INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLOGICOS E DOS PÓLOS EDUCACIONAIS NA MIGRAÇÃO ATUAL?

   A sociedade atual globalizada vem sofrendo de forma acelerada inúmeras transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos e científicos, que são efêmeros demais, não se sustentam em uma solidez, pois está sempre se reinventando. Geralmente as criticas reflexivas são relacionadas às mudanças como forma de viver, pensar e apreender que sem duvidas faz parte desta evolução sociocultural.

   A dinâmica desta flexibilidade está cada vez mais presente na contemporaneidade e pelo mundo composto pela era digital, onde as maquinas e homens evoluem rapidamente, principalmente nos meios de educação por ser um elemento fundamental de conhecimento permite que o ensino e a aprendizagem se desenvolvam sistematicamente e a aprendizagem com ênfase na dinâmica e aperfeiçoamento nos conhecimentos através de meios da inclusão digital. Porém a tecnológica não é dotada de perfeições quanto as suas vantagens e objetivos, o homem descobre que grandes desvantagens e pontos negativos existem na manipulação, nos relacionamentos interpessoais, podendo transformar o meio em que vive.

   Os fluxos migratórios estão relacionados aos fatores econômicos e sociais, que buscam melhorias de vida, saindo de sua cidade de origem, para as cidades com mais oportunidades de trabalho, de estudos, também associado à pobreza, miséria e violência. Existem profissionais qualificados que veem de outros países, repassando conhecimentos e experiências aos trabalhadores, também migram ligados por vínculos afetivos, ou por experiências comuns e transições comerciais.

   A mulher também apresenta uma média salarial ao homem, mesmo com o aumento da participação como provedora e renda familiar; sendo que a decisão de participar do marcado de trabalho é mais complexa do que a masculina. A necessidade de migrar é real do ponto de vista econômico, melhorando o padrão de vida, o diferencial de rendimento continua ainda sendo maior para a classe masculina, com desigualdade de resultados ou de condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com