TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pre Projeto

Por:   •  5/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

        Toda pratica social dentro de uma organização deve ser considerada como imprescindível ao progresso humano. Nas esferas políticas e econômicas principalmente, já que estão diretamente relacionadas como o bem estar da população.

        O serviço social se faz necessário por inúmeras razões e seu maior proposito na classe ambiental tem maior proposito na conscientização social que todos são responsáveis pelo meio em que vive.

A partir de um conceito amplo e cognitivo, a população passa a si identificar com as responsabilidades e promovem a politica social e atuação profissional no meio ambiente.

E através de incentivo profissional, avanço tecnológico, promoção social que é possível alcançar o objetivo maior na esfera ambiental, ou seja, a preservação ao invés da remediação.

        O atuante da área social tem como responsabilidade, seja qual for o segmento que atua, a trazer para si o chamado de ser a diferença e fazer a diferença. Na questão socioambiental, esse papel si torna ainda mais arbitrário, já que o país se encontra em uma situação desfavorável de caráter emergencial nesse fator.

        Um profissional em Serviço Social tem foco na coletividade e integração do indivíduo na sociedade. O profissional dessa área é chamado de Assistente Social e atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Sua percepção nesta área tende a colaborar diretamente no tratamento dessas questões social, pois age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais, estabelecendo politicas que fortalecem as relações sociais e a igualdade entre os indivíduos.

        O assistente social ou trabalhador social atua no âmbito das relações sociais, junto a indivíduos, grupos, famílias, comunidade, empresa e movimentos sociais, desenvolvendo ações que fortaleçam sua autonomia, participação e exercício de cidadania, com vistas à mudança nas suas condições de vida.  Elementos como justiça social e direitos humanos são fundamentais no trabalho social, juntamente com os ideais da democracia que legitimam a ação desse profissional.

        Trabalhar na elaboração e execução de politicas e projetos sociais, orientar indivíduos ou grupos, planejar, organizar e administrar benefícios sociais tanto em empresas como em movimentos sociais são características de um Assistente Social engajado em seu papel na sociedade.

OBJETIVOS

        Identificar dentro da empresa a manipulação de recursos necessários para implementar uma politica sustentável através da conscientização dos profissionais dentro da instituição. Objetivando problematizar os desafios que a questão socioambiental demanda ao exercício profissional do Serviço Social.

        Dentre tantos atributos que podemos agregar á um profissional social, as responsabilidades socioambientais também estão inseridas em seu currículo. Não somente por pertencer a uma grade curricular, mas principalmente por estar diretamente envolvido na realidade social, em sua equidade e ter acesso e compromisso com os serviços relativos ás políticas públicas prestadas á população.

Além de sua formação profissional, o profissional que atua nessa área, estabelece um elo entre a carência da sociedade e busca por soluções de curto, médio e longo prazo. É através de seu conhecimento que se alcança um estudo da realidade, podendo alcançar um objetivo que coopera com resultados significativos.

        Pretende-se ao longo da pesquisa salientar o papel imensurável de um profissional do Serviço Social, qualificando seu papel dentro de uma organização e dentro da sociedade em geral. Atribuindo seus valores não somente em questões como miséria, fome, desigualdade social, mas também na intervenção de políticas empresarias capazes de assumir uma economia mais sustentável.

 No contexto da responsabilidade empresarial é possível definir regras que regem o relacionamento dentre de uma companhia que garanta os interesses do âmbito social na questão do meio ambiente. Construindo um novo perfil de empregados e cidadãos responsável dentro e fora da empresa. Que passa a possuir posturas mais adequadas do ponto de vista socioambientais.

        Na busca pela sustentabilidade a inovação possui um importante papel, a criação de inovações sustentáveis envolve prover e estimular o empreendedorismo e as visões alternativas de mundo, explorando novas ideias que considerem a sustentabilidade. É importante que a aplicação da sustentabilidade na prática cotidiana das empresas seja uma rotina normatizada, assim é possível alcançar um padrão de aplicação e mensuração das ações planejadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com