O Weber - Burocracia
Por: steyazbek • 2/11/2020 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
- Quais as características da Burocracia que, na sua opinião, permanecem atuais? Justifique.
- Carácter legal das normas e regulamentos (estabelecidos por escrito), legislação própria.
É muito importante ainda hoje que as empresas tenham normas e regulamentos básicos a se cumprirem no dia a dia para que haja um bom funcionamento das práticas.
- Carácter formal das comunicações (comunicação escrita para comprovação e documentação).
A formalização escrita ou até mesmo virtual é muito utilizada para haver um comprovante documentando tal processo.
- Carácter racional e divisão do trabalho. Cada participante tem o seu cargo específico, função específica, área de competência e de responsabilidade.
A divisão do trabalho está presente para que cada pessoa tenha sua determinada responsabilidade e assim mantenha um fluxo de trabalho constante e preserve o funcionamento da empresa.
- Hierarquia de autoridade. Cada cargo possui um controle/supervisão. Está definido por regras específicas.
Cada área possui seu determinado supervisor, com suas regras específicas, quando em uma empresa existe muita hierarquia.
- Competência técnica e meritocracia. A escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência. Admissão, promoção e transferência também (concursos, exames, testes para promoção dos funcionários).
A forma mais justa e comum de incentivar um funcionário é promove-lo de acordo com seus méritos e competências.
- Elabore um texto relacionando teoria de Weber sobre a Burocracia e o texto: Pequenos e microempresários estão morrendo na pandemia.
No texto sobre pequenos e microempresários, muitos deles relatam que não conseguiram os recursos necessários para manter a empresa durante a paralisação devido a pandemia. Esses recursos teriam que vir dos bancos, mas os valores das taxas de empréstimo são altos ou a garantia exigida inviabiliza o financiamento. Este problema que muitos enfrentaram pode ser relacionada com a teoria de administração pública burocrática de Weber, pois houve uma despersonalização do relacionamento, ou seja, a burocracia dos cargos nos bancos se sobressaiu frente as pessoas. O funcionário, acomodado em sua rotina, não procurou meios de mudar o padrão para auxiliar o cliente, portanto, os procedimentos e regulamentos de dentro da empresa entraram em conflito com o público que não conseguiu um atendimento apropriado para o contexto vivido.
...