Caracteristicas Da Burocracia Segundo Max Weber
Artigos Científicos: Caracteristicas Da Burocracia Segundo Max Weber. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gsuidedos • 28/10/2014 • 586 Palavras (3 Páginas) • 1.475 Visualizações
As Características da Burocracia segundo Weber
Formalizar – Deixar por escrito todas as normas e regulamentos estabelecidos pela empresa. Estas normas e regulamentos abrangem todas as áreas dentro da empresa. Todas as regras, tarefas, horários, responsabilidades e funções devem estar formalizadas e ser de fácil acesso a todos os funcionários da organização.
Divisão de Trabalho – A burocracia se caracteriza por uma sistemática divisão de trabalho. Esta divisão se faz de forma racional, isto é, segundo os objetivos a serem atingidos, que é a maior eficiência da empresa.
Na burocracia há uma divisão do trabalho e do poder, estabelecendo atribuição a cada funcionário, cada funcionário tem um cargo específico, funções específicas e a sua área de competência de responsabilidade.
É importantíssimo que todos funcionários saibam qual é a sua tarefa e a sua capacidade de comando dentro da empresa, e sobretudo, saber qual o seu limite de direito e poder, para não ultrapassar esse limites e interferir nas tarefas e competências de outros funcionários, assim prejudicando a estrutura da empresa.
Hierarquia – A burocracia estabelece os cargos segundo o principio da hierarquia, cada cargo inferior deve estar sob o comando e supervisão de um cargo superior, e nenhum fica sem controle ou supervisão, Dentro da burocracia todos os cargos estão dispostos em uma estrutura hierárquica, a autoridade está relacionada com o cargo ocupado e não ao individuo que o ocupa, serve para diminuir ao mínimo os atritos de funcionários em ralação as regras estabelecidas pela empresa.
Impessoalidade – Na burocracia a divisão de atividades é feita impessoalmente, ou seja, importa mais os cargos e funções exercidas dentro da empresa do que as pessoas envolvidas. A administração da burocracia é realizada sem considerar as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargos e funções. O poder de cada pessoa é impessoal, deriva do cargo que ela ocupa, assim como a obediência prestada por um subordinado à um superior também é impessoal, ele obedece não em consideração a pessoa e sim ao seu cargo.
As pessoas vêm e vão, mas os cargos e as funções permanecem ao longo do tempo.
Competência Técnica – Na burocracia a escolha de um funcionário dentro de uma empresa é baseada no mérito e na sua competência técnica, e não nas preferências pessoais. A seleção, a admissão e a promoção dos funcionários, são baseadas na sua competência para exercer aquela função, busca-se sempre o melhor para ocupar a vaga, daí a necessidade de fazer exames, testes e concursos, para selecionar a pessoa mais qualificada para o cargo.
Separação da Propriedade e da Administração – Os membros do corpo administrativos estão separados da propriedade dos meios de produção. As pessoas que administram uma empresa, não são necessariamente seus donos, acionistas e proprietários. O dirigente não é necessariamente o dono do negócio, mas sim um profissional especializado e capacitado para a sua administração.
Profissionalismo na Função – Cada funcionário deve ser especializado nas atividades de seu cargo, sua especialização vária conforme o seu nível hierárquico, os que ocupam posições mais baixas vão
...