O papel da mulher no mundo moderno
Por: João Victor Galvão • 16/9/2017 • Dissertação • 451 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
O PAPEL DA MULHER NO MUNDO MODERNO
Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Produto: Relato de Pesquisa – I Unidade
A partir da análise do filme “A fonte das mulheres” e diante das demais atividades proposta pela disciplina, foi despertada a necessidade de um aprofundamento sobre o papel desempenhado pela mulher na sociedade moderna, Este artigo busca por refletir os aspectos dessa mulher e a interferência que o meio cultural onde a mesma está inserida exerce em sua realidade.
O estudo foi desenvolvido segundo o método etnográfico indicado no livro da disciplina, consiste em uma abordagem que possibilita verificar como essa mulher vive em seu ambiente natural e quais crenças e valores guiam o modo dela agir em relação a algo. Para isso, foi realizada uma entrevista com Rosangela, mãe e empregada doméstica residente em um bairro de baixa renda chamado: Vergel do Lago, localizada no município de Maceió.
Com o devido consentimento verbal, as entrevistas foram gravadas, visando garantir o máximo de fidelidade dos discursos, depois transcritas na íntegra e após tal procedimento foi feita uma leitura visando a apreensão dos significados contidos no texto, destacando certas palavras, frases, formas da entrevistada pensar e agir, buscando compreender o significado cultural, dado pelo uso de símbolos na linguagem.
Não se pode negar que aforma com que a mãe desempenha o seu papel nas famílias de baixa renda é algo decorrente de uma série de fatores sócio-econômicos e que identificar a base sociocultural da família, é primordial para a compreensão de comportamentos e valores relacionados à criação e educação dos filhos, isso porque as pressões ambientais que sofrem indivíduos em situação de pobreza, são em grande parte responsáveis pelas suas escolhas ou a falta delas.
Rosangela é um retrato disso, diante, do que lhe foi ensinado por seus pais e reforçado com os comportamentos de sua mãe, considera seu desempenho uma obrigação, algo dado à mulher de forma inata e acredita que o seu marido ou companheiro já faz a sua parte trabalhando para dar de comer aos seus filhos, não tendo que ter mais a obrigação de auxiliá-la na educação e cuidado das crianças, pois esse é seu papel dentro da estrutura familiar.
Assim, a mulher acaba repetindo o mesmo ciclo de vida de sua mãe e das mulheres de sua família. Quando criança não se dedica muito aos estudos já que irá se casar e desenvolver a sua habilidade de mãe, à medida em que vai amadurecendo vai assumindo mais autoridade e responsabilidade no seu cuidar. O casamento é visto como o destino de toda mulher, ela nasce e desde então, já começa a se preparar para ele. Ainda pequena, vai aprendendo com sua mãe as tarefas maternas que mais tarde terá que desempenhar para sua futura família.
...