PLANO DE TRABALHO – COORDENADOR PEDAGÓGICO
Por: Thiago Ossucci Santello • 14/8/2020 • Projeto de pesquisa • 2.416 Palavras (10 Páginas) • 1.102 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL MAJOR OTÁVIO PITALUGA
THIAGO OSSUCCI SANTELLO
PLANO DE TRABALHO – COORDENADOR PEDAGÓGICO
ANO 2020
RONDONÓPOLIS
2020
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO 3
2. JUSTIFICATIVA 3
3. OBJETIVO GERAL 4
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7
7. RESULTADOS ESPERADOS 9
8. CRONOGRAMA 9
9. AVALIAÇÃO 12
10. REFERÊNCIAS 12
1. APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO
Professor de Sociologia, do quadro efetivo do Estado do Mato Grosso desde trinta e um de julho de dois mil e dezoito (31/07/2018), na Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva. Atua como professor da educação básica desde o ano de 2014, tendo trabalhado em escolas de ensino regular, do campo e técnico profissionalizante. Possui licenciatura plena e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; e Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento, ambas pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – FAESI.
2. Justificativa
Na Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva identifica-se um elevado número de progressões parciais, de reprovações e evasões no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, bem como de discentes faltosos, ainda que aprovados. Destaca-se uma alta rotatividade de estudantes, tanto ingressando na instituição como deixando a instituição no decorrer do ano letivo, para exemplificar, observou-se que no ano de 2018, do total de estudantes matriculados nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio, 14,58% foram transferidos para outras escolas.
Observa-se também, como ponto nevrálgico, a nota do IDEB para anos finais do ensino fundamental abaixo da média municipal e das metas do INEP/MEC. Enquanto a escola teve auferido 3,7 de média no IDEB, as escolas estaduais do município de Rondonópolis apresentaram 4,7, apresentando acima da meta do IDEB/MEC para o município de Rondonópolis no ano de 2017, que era de 4,5. Tal situação demanda a intervenção para garantir o direito de aprender dos estudantes e aprender com isonomia dentro do município. É necessário planejar.
O ato de planejar é o momento de estabelecer as metas e traçar o caminho para torná-las concretas, definir as tarefas diárias que serão etapas para concretizarmos nossas metas. Quando planejamos, "[visamos] dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro" (LIBANEO, 1992:221).
A partir deste problema inicial, precisa-se de um diagnóstico com vistas a estabelecer metas e caminhos para realmente se comprovar uma aprendizagem em que o ensino ofereça um conhecimento sistematizado e garanta ao educando uma visão crítica de mundo ou sociedade no qual está inserido.
O papel da Coordenação Pedagógica deve ser de suporte a todos os encaminhamentos com foco no processo de ensino e aprendizagem, tanto do professor como do estudante.
O processo de ensino e aprendizagem necessita de atenção que perpassa várias etapas de organização e este plano se propõe subsidiar a atuação da coordenação pedagógica no desenvolvimento do currículo escolar, desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, propiciar a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O presente plano tem, também, a função de definir como a atuação da coordenação pedagógica será desenvolvida no intuito de orientar todas as atividades do corpo docente para dinamizar, facilitar e esclarecer a atuação da coordenação pedagógica junto ao corpo administrativo, docente e discente da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva.
3. Objetivo geral
Orientar, acompanhar e intervir junto à comunidade escolar quanto aos direitos de aprender de cada discente de acordo com os encaminhamentos da política educacional do estado do Mato Grosso, almejando a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem.
4. Objetivos específicos
- Cumprir e orientar o cumprimento das políticas educacionais do Estado do Mato Grosso;
- Monitorar os registros dos estudantes no SigEduca – MT;
- Elaborar e acompanhar a execução do Projeto Político Pedagógico da escola junto ao coletivo;
- Instigar os profissionais da educação na participação na formação continuada realizada na escola;
- Registrar os atos considerados infracionais tanto dos profissionais como dos estudantes;
- Acompanhar os registros dos estudantes no SigEduca-MT realizado pelos professores;
- Participar das reuniões com a comunidade com encaminhamentos da Seduc/MT;
- Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos diferentes turnos;
- Desenvolver ações coletivas e articuladas no sentido de superação dos problemas educacionais;
- Promover o diálogo aberto com estudantes, responsáveis e corpo docente para analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria e buscar sugestões para solucionar os problemas no processo de ensino e aprendizagem.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No ano de 2018, os resultados finais apontam:
Gráfico 1 – Resultado final 2018 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
[pic 1]
Fonte: Atas finais de avaliação/2018 – Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva (Autor, 2019)
Gráfico 2 – Resultado final 2018 – Anos Finais do Ensino Fundamental
[pic 2]
Fonte: Atas finais de avaliação/2018 – Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva (Autor, 2019)
Gráfico 3 – Resultado final 2018 – Ensino Médio
[pic 3]
Fonte: Atas finais de avaliação/2018 – Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva (Autor, 2019)
...