PROJETO PEDAGÓGICO DO MÓDULO DE ARTES, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
Por: mari.melo • 13/4/2019 • Projeto de pesquisa • 1.276 Palavras (6 Páginas) • 193 Visualizações
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
CEU EMEF CESAR ARRUDA CASTANHO
ENSINO FUNDAMENTAL II
PROJETO PEDAGÓGICO DO MÓDULO DE ARTES, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
PROJETO MEU SANGUE NEGRO
Cultura Afro-Brasileira e Identidade.
ADRIANO
CAROLINA GUTIERRES RIBEIRO
MARILENE
SÃO PAULO
JULHO 2010
PROJETO MEU SANGUE NEGRO
Cultura Afro-Brasileira e Identidade.
Um povo sem passado, sem memória, sem história, sem identidade,
não sente vontade de ser e de existir, inclusive enquanto povo, posto
que não é.
Dagoberto José da Fonseca, 2007
INTRODUÇÃO
O Projeto “Meu Sangue Negro”, entra em sintonia com o Projeto Político Pedagógico da escola, pois seguirá diversas vertentes da mesma. A princípio o foco é a Cultura Afro-brasileira, a tentativa é aprofundar este conhecimento, abordando através do aspecto da construção desta cultura: como a viviam os negros na África, que tipo de arte produziam em sua terra natal, a escravidão no Brasil, a readaptação deste povo, a miscigenação, etc. Em consonância com estes temas o impacto que estas situações causaram na vida contemporânea, especificamente na vida dos alunos, possibilitando assim que eles criem uma sensação de pertencimento a esta cultura, fortalecendo a própria identidade.
Durante o processo os alunos terão a oportunidade de desenvolver a competência leitora e escritora, pois se depararão com situações de decodificação de imagens, de releituras e a leitura e escrita de maneira concreta, obviamente que este objetivo é intrínseco a qualquer atividade pedagógica, e aos alunos devem ser oferecidas muitas destas oportunidades, e o projeto se compromete com esta necessidade.
Ainda existe uma conexão com o PEA da escola, que tem como eixo central a Ética e Sustentabilidade. O racismo é um tema abordado, os alunos tomarão conhecimento da origem do preconceito contra os negros, e poderão refletir sobre seus próprios preconceitos, sabemos que quando se desmistifica este tipo de situação ela logo se enfraquece e é destruída, este é um dos focos do trabalho com ética. Ainda na questão da sustentabilidade, trabalhar a questão do bairro, mostrando que mesmo morando em um bairro carente transformá-lo em um lugar em harmonia com o meio ambiente é possível, e que está intrinsecamente ligado a ética.
O Projeto Meu Sangue Negro será uma grande oportunidade de aprendizado porque incluíra atividades prazerosas, construção de responsabilidade, conhecimento aprofundado e temas que são parte da realidade dos alunos.
JUSTIFICATIVA
A Lei nº 10.639/03 é uma lei que traz uma missão ao professorado brasileiro, introduz no currículo a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” que inclui o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, regatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes a historia do Brasil. Se apropriando desta missão o projeto se pauta nesta lei e mais do que isso nesta necessidade, que é claramente detectada em diagnósticos simples, o déficit de conhecimento a respeito do assunto por parte dos alunos, e do povo brasileiro em geral.
Reconhecer o mérito, o valor do outro, da riqueza que cada indivíduo e grupo social porta é um imperativo de vida em sociedade. A escola não pode eximir-se desse processo de constituição da cidadania, da democracia, da vida republicana, sem deixar de ver na diversidade um potencial de diálogo, discurso e prática que promova a igualdade na educação.
Desta forma a justificativa para este projeto é uma real necessidade ratificada por lei, porém existente e negligenciada desde a chegada dos negros ao Brasil.
OBJETIVOS (os objetivos não estão em ordem de importância, só em ordem de memória, devemos organizar por importância)
• Construir Objetos Artísticos, que sintetizem e valorizem o aprendizado dos alunos;
• Criar oportunidades em que os alunos se deparem com questões éticas a respeito do preconceito racial que eventualmente eles possam sentir ou vivenciar;
• Possibilitar a noção de sustentabilidade e cidadania (Marilene melhora este aqui!!!);
• Analisar, Comparar e Vivenciar a leitura e a escrita de diversas maneira;
• Apreciar a produção cultural dos negros e sobre os negros;
• Aprofundar os conhecimentos a respeito da história africana e afro-brasileira;
• Desmistificar a escravidão e deparar-se com a crueldade da mesma;
• Localizar a miscigenação na cultura familiar dos alunos e do bairro no entorno da escola;
• Fortalecer a identidade dos alunos e da cultura local.
• Aprofundar a história da escravidão que está intimamente ligada ao racismo;
• Conhecer a história de Zumbi e Luís Gama que lutaram contra a escravidão.
• Entender a importância do dia da Consciência Negra;
• Compreender que a descendência africana não está ligada somente a cor da pele;
• Descobrir ( quem não sabe) a sua descendência;
• Não sei mais...
EXPECTAVIVAS DE APRENDIZAGEM
O projeto tem a expectativa de que os alunos possam desmistificar os olhares, a compreensão e o preconceito a respeito da cultura afro-brasileira, contudo não substituam a visão eurocentrista pela africana, mas sim valorizem as diferenças para produzir a igualdade.
Precisamos ler
...