Politicas sociais
Por: Lucia Silva • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 UM BREVE RECORTE SOBRE POLITICAS SOCIAIS
3 CONCLUSÃO......................................................................................................6
REFERÊNCIAS..........................................................................................................7
- INTRODUÇÃO
A política tem sua marca registrada na sociedade, esta elege seus governantes que tenha em seu plano de governo a concepção de que seus governados necessitam de uma infraestrutura condigna com a pessoa humana.
Visando sempre alcançar os mínimos sociais, que são áreas como, educação, morada, habitação, saúde, saneamento, entre outras.
Dentre essas, a população não sabe ao certo como fazer valer seus direitos e nem como exercer sua cidadania e procurá-los.
- UM BREVE RECORTE SOBRE POLITICAS SOCIAIS
Planejamento das políticas sociais tem que primar por dois itens:
Necessidades urgentes e à longo prazo e orçamento.
Necessidades sempre existiram e sempre hão de existir
A vigilância é essencial já que deve identificar princípios, diretrizes e estratégias para criar as melhores opções de ação.
Planejamento pode ser definido em várias ramificações:
- Elaboração de planos, programas e projetos.
- Conjunto de informações negociáveis para clarificar decisões, decisões essas para escolhas entre diferentes demandas.
- Ação, efetivação das decisões.
Tipos de planejamento
Planejamento estratégico
Planejamento tático
Planejamento operacional
Planejamento estratégico é considerado uma ótima ferramenta, pois define a direção a ser tomada, otimizando o tempo e aproveitando recursos disponíveis. Usado para planos em longo prazo e seu estudo deve estar em contínuo processo de realimentação para a busca de resultados.
Planejamento tático ocorre em determinados setores e não como um todo, embora seja desenvolvido através de objetivos estabelecidos no planejamento estratégico.
Planejamento operacional desenvolve se através de documentos escritos, metodologias e implantações e abrange tarefas ou atividades especificas projetadas em curto prazo à fim de alcançar metas.
Os três níveis de planejamento são estabelecidos para que as organizações possam seguir uma metodologia de trabalho e tenham capacidade de desenvolvimento de seus processos de forma organizada na busca da otimização dos resultados, objetivando a melhoria contínua. Nesse ultimo século havia grande desorganização quanto as demandas políticas, o que fez com que as políticas da ordem social acabaram delegadas a um segundo plano nas agendas sociais. Embora as demandas das questões sociais fossem surgindo com mais afinco após a revolução industrial, onde as desigualdades foram se tornando evidentes, sendo impossível ignorá-las. Então, passaram a ser moldadas de acordo com a marcha de modernização brasileira.
...