Pontos Principais do III CBAS ou Congresso Virada
Por: mihelly • 1/6/2015 • Ensaio • 612 Palavras (3 Páginas) • 690 Visualizações
Página 1 de 3
Pontos principais do III CBAS ou Congresso Virada
- Aconteceu em São Paulo em 1979
- A partir das novas tomadas no serviço social com o congresso de virada, pode-se romper-se a dinâmica do conservadorismo, instaurando na profissão o pluralismo político, fundando entidades como (ABEPSS) Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e depois vem o (CFESS) Conselho Federal de Serviço Social.
- O congresso da virada representou e representa para os assistentes sociais um marco social importante, pois foi com esse congresso que reuniram forças pra lutarem contra a ditadura militar e pela conquista da democracia.
Imagens
[pic 1] [pic 2] [pic 3]
Principais pontos sobre o Movimentos Estudantil
Lutas “passadas”
- Intervenção de Maluf
- SOS universidade
- Moradia estudantil
- Cobrança de mensalidade
- Greve
Lutas atuais
- Qualidade no ensino
- Mais investimentos na educação
- Regulamentação das leis de cotas
- Democratização da mídia
- Entre as décadas de 6ª e 70 o movimento estudantil teve força mobilizando um número expressivo de estudantes há se fazerem presentes e participarem ativamente da vida política do país. Organizações com estudantes que faziam a representação das universidades em, geral, de todo o país.
- Hoje o movimento se fragmentou, e esta individualista, hoje a marca do movimento estudantil se transformou em ativismo virtual e mobilizações instantâneas por todo o país, são chamados de flash mobs.
- Com o tempo o movimento estudantil pode criar “laços” com os poderes públicos e assim ponderam levar pautas para serem discutidas e avaliadas nas assembleias. Mas também infelizmente hoje há ligações politicas entre esse movimentos e partidos políticos, dessa forma certas reivindicações podem ser rejeitadas ou manipuladas ao que mais interessar.
Imagens
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Principais pontos da Nova pratica em serviço social
- Através das muitas lutas, pode-se tornar uma profissão de caráter sócio-político critico interventivo, que utiliza desde a análise de casos a ações interventivas nas diversas refrações da questão social.
- Houve a criação do projeto ético político 1970-1980 – que expressa o compromisso da categoria com a construção de uma ordem societária e mais democrática, justa e que garante os direitos universais de todos.
- Lei 8662-93 – Código de ética profissional e diretrizes curriculares.
- Hoje a pratica do serviço social está voltada para a defesa do trabalho e do trabalhador, a afirmação da democracia, justiça social, liberdade e igualdade de direitos para todos, para as ações interventivas no contexto social de seus usuários, enfim.
- Houve um aumento na participação do serviço social em movimentos e lutas de classes.
- Elaboração e aprovação da carta constitucional de 88.
- Sofreu muitos questionamentos na sua pratica pelos diversos níveis de segmentos da sociedade, com muita luta, controvérsias se pode legalizar a profissão e esta pode-se não só cuidar dos mais necessitados, mais sim permitir que todos possam ser inclusos na sociedade e exercerem o papel de cidadão atuante, com direitos e deveres plenos.
Imagens
[pic 9][pic 10] [pic 11] [pic 12]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com