Pre projeto
Por: wendellalves36 • 16/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 534 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTROLE INTERNO DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO NA DISTRIBUIDORA PARIMA
WENDELL ALVES LOPES
Boa Vista – RR
2015
WENDELL ALVES LOPES
CONTROLE INTERNO DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO NA DISTRIBUIDORA PARIMA
Pré-projeto de pesquisa de conclusão de curso apresentado na faculdade Estácio Atual como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em ciências contábeis
Orientador(a): Luciana
Boa Vista – RR
2015
Sumario
- Introdução............................................................04
- Problema de pesquisa...............................04
- Objetivo.......................................................04
- Objetivos específicos.................................04
- Justificativa..........................................................05
- Referencia.............................................................06
1.Intrudução
1.1contextualização
O controle interno é um processo desenvolvido para garantir que sejam atingidos os objetivos da empresa, uma vez estabelecidos e clarificados, devem-se identificar os riscos que ameaçam o cumprimento dos objetivos, na sequência, tomar as ações necessárias para o gerenciamento dos riscos identificados (ALMEIDA, 1996). De acordo com o autor (1996, p. 50) “o controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.”
neste trabalho busca-se conhecer os controles internos de estoque, na gestão da empresa parima distribuidora usada como objetivo de estudo, situada na cidade de Boa Vista capital do estado de Roraima, destacando suas reais prioridades e necessidades.
Com o crescimento da empresa fica quase impossível dos seus diretores supervisiona diretamente todas as operações, quando uma empresa aumenta sua estrutura inicia a fase de crescimento assim surge sua necessidade controles internos
Quando se fala em empresas de distribuição, onde o estoque tem uma grande rotatividade. Necessitasse de controles internos. Que permite a eficácia das atividades, redução de erros e irregularidades, prevenção de fraudes, o conhecimento de informações confiáveis.
Os estoques são uma grande parte o patrimônio liquido, tendo isso em vista a empresa deve ter um total controle, evitando o Maximo de erros possíveis, trabalhando com funcionários capacitados e de plena confiança.
A empresa analisada atua como distribuidora de alimentos e estivas, já atua no mercado de Boa vista aproximadamente 20 anos, no começo seu controle de estoque era todo manual, com isso os erros eram constantes, com forme seu crescimento ela necessitou de um controle mas eficaz, segundo seus proprietários, depois de algumas tentativas foi implantado um software bem complexo de fácil manuseio sendo assim um controle bem preciso.
1.2 problema de pesquisa
Como o controle de interno contribui para o controle de estoque na parima distribuidora ?
1.3 objetivo
Identificar como o controle interno pode contribuir na gestão de estoque nas empresas do ramo de distribuição.
1.4 objetivos específicos
- Identificar Tipos de controles de estoque usados na empresa.
- Construir uma análise SWOT demostrando os pontos e fracos, ameaças e oportunidade no controle de estoque usado.
- Descrever a influencia do controle de estoque na gestão da empresa.
2.Justificativas
Propõe-se com esse trabalho acadêmico verificar a importância dos controles internos de estoques na gestão das empresas para alcança seus objetivos, tendo uma maior segurança e eficácia no seu desenvolvimento.
O dono da empresa não pode estar presente em todas as áreas da empresas então como fala o autor Lopes de Sá (1989), “de que a finalidade do controle é a fidelidade da informação, obtida através de instrumentos e sistemas de controle, que substituem o olho do dono”.
Pela a exigência de estoque significativo a parima distribuidora precisa de um controle de estoque para proteger seus ativos de futuras fraudes e erros, ou rupturas em seus produtos, deixando a deseja com seus clientes, e podendo perde espaço para seus concorrentes, e auxiliar nos produtos de menor giro para que sua autonomia não fique alta.
A escolha desse assunto, vem divido o crescimento de novas empresas a procura desse tipo de controle, para melhorar na gestão da empresa, com esse tipo de controle bem aplicado e supervisionado, garante uma maio segurança prevenindo assim de irregularidades.
- Bibliografia
- contabilidade
A contabilidade e uma ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades / empresas tanto pessoa física como pessoa jurídica. Segundo santos(pg9 ano2011)
A contabilidade, em seu conceito moderno, é uma ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o intuito de oferecer informação sobre sua composição e variação bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
...