Prova de psicologia
Por: marixds • 29/11/2016 • Trabalho acadêmico • 648 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
PROVA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS NO SERVIÇO SOCIAL I
Imagine que você(s) já está(estejam) formado(a)(s) em Serviço Social e trabalha(em) junto à uma equipe multidisciplinar, composta por outros(as) assistentes sociais e psicólogos(as). Esta equipe solicita a você(s) que fale(m) sobre um tema que tenha sido importante para sua formação profissional, dentre aqueles que você(s) estudou(estudaram) na disciplina Fundamentos Psicológicos no Serviço Social I, no 1º semestre de 2016.
1. Qual tema você(s) escolheria(m)? Justifique.
Levando em conta um tema importante para minha formação profissional e, de acordo com meus interesses e vivência pessoal, eu escolheria abordar sobre famílias, porque acredito ser um assunto, mesmo que comum, pouco abordado em todas suas vertentes. O conceito de família, na sociedade em que vivemos, ainda é bem raso, visto que há muitas divergências, até mesmo na legislação brasileira, onde a Câmara aprova Estatuto da Família como formada a partir da união de homem e mulher, marcando assim um retrocesso. Além de vivermos em um país onde ainda existe preconceito com a formação de famílias homoafetivas, destacando que esses tipos de família não possuem os mesmos direitos das famílias mononucleares com formação entre mulher e homem.
2. Como seria o roteiro da fala?
Meu roteiro de fala se basearia explicando família como uma instituição social, abordando que a estrutura atual da organização de uma família tem uma relação com fatos sociais e históricos. Definiria todo o conceito utilizando exemplos práticos e lógicos, com base sócio histórica, citando em ordem cronológica as famílias burguesa e operária, dando espaço para contextualizar as origens das famílias brasileiras.
Com essa base, afirmaria que o conceito de família, além de abranger todo contexto sócio histórico, é “Um conjunto de valores e de ideias que se constitui através da interação verbal de diferentes sujeitos pertencentes a diferentes grupos socialmente organizados na história concreta”. O sentido ideológico de família, depende de um todo, onde a definição se encontra na interação entre signos.
E, pretendendo abordar tal concepção, definiria o conceito com base nos conhecimentos prévios de ideologia e sujeito, além de abordar fatores históricos e sociais, destacando sobretudo que família tem um sentido amplo e não se restringe a somente mononuclear. Seguindo tal lógica, procuraria destacar e explicar que família tem mais um sentido cultural e ideológico, do que legislativo, exatamente pelo fato que alguns tipos de família não possuem os mesmo direitos legais que outros.
Procuraria também desmistificar a proposta do Estatuto da Família, explicando que todo grupo formado por pessoas de qualquer gênero e/ou orientação sexual que se unem para compartilhar uma vida, podem formar uma família, com os mesmos direitos de uma entidade familiar formada a partir da união entre um homem e uma mulher.
Usaria toda a questão cronológica para mostrar o percurso ideológico de como o contexto de família foi "evoluindo" com o tempo, mostrando também a constituição e reconstituição dos núcleos familiares, dado também pelo divórcio, destacando que família pode ser monoparental, mononuclear,
...