RELACIONAMENTO TERAPEUTICO
Por: Laura Prado Prevedel • 27/2/2017 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
TEMA 1
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA
DATA
02 DE MARÇO DE 2017
CONTEÚDO
A comunicação é um processo que pode ser utilizado como instrumento de ajuda terapêutica. Para tanto, o profissional deve ter conhecimentos fundamentais sobre as bases teóricas da comunicação e adquirir habilidades de relacionamento interpessoal para agir positivamente na assistência ao paciente. Para que esta possa fluir bem, o profissional deve saber escutar, falar quando necessário, dar abertura para realização de perguntas, ser honesto, mostrar respeito, dispensar tempo suficiente para a conversa e mostrar interesse,.
A comunicação não é simplesmente uma troca de mensagens entre o profissional e o paciente, mas é uma ação que deve ser planejada e individualizada, não sendo realizada somente por impulsos e de forma intuitiva.
Existem, porém situações, que pela sua própria natureza, por exemplo: situações de crise, de grande vulnerabilidade, onde estão presentes altos níveis de ansiedade ou tristeza profunda, exigem uma maior atenção ao uso da comunicação, sendo necessário ter em conta alguns requisitos para que o sucesso seja garantido, como:
- Ter intencionalidade terapêutica: Visa dar resposta a um objetivo especifico;
- Ter em conta a realidade especifica de cada pessoa: Permitir identificar as verdadeiras necessidades de saúde das pessoas;
- Ter valor terapêutico autônomo (tranqüilizar, capacitar ou complementar a eficácia de outra intervenção): Promover sentimentos de confiança nas pessoas.
A comunicação é de suma importância, pois permite ao profissional estabelecer um relacionamento interpessoal com os pacientes, ajudando-os na sua recuperação, por meio da comunicação, criam-se condições para que o profissional possa efetivar mudanças, na intenção de promover o bem-estar do paciente.
AUTOAVALIAÇÃO
É muito importante a estratégias de comunicação terapêutica, pois ajuda os profissionais a ter uma base parra saber se aquele tratamento esta sendo efetivo para o paciente, com a comunicação terapêutica o relacionamento interpessoal ira guiar o profissional a conhecer o seu paciente e assim ter um maior desempenho para promover a saúde não só física, mais como mental e social.
COMENTÁRIOS
Exemplo de estratégias de comunicação terapêutica: Ao passar pelo estágio, observei que quando o profissional seja médico, enfermeiro, se dá à oportunidade de olhar para aquele paciente que esta sendo atendido, a chance do tratamento ter resultado é maior, ao contrario se não tiver a comunicação o resultado de sucesso é baixo. Temos que olhar para o outro com atenção e conversar, pois às vezes só pelo olhar e pela conversa, já sabemos se a pessoa esta sentindo algo.
E também quero deixar uma frase que eu li, que faz sentido com o tema.
“O desejo de ir a direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço” (Dalai Lama).
REFERÊNCIAS
PONTES, A. C.; LEITAO, I. M. T. A.; RAMOS, I. C. Comunicação terapêutica em Enfermagem: instrumento essencial do cuidado Rev Bras Enferm, Brasília 2008 maio-jun; 61(3): 312-8.Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n3/a06v61n3.pdf Acessado em: 08 de Março de 2017.
STEFANELLI, M. C. CARVALHO, E. C. A comunicação nos diferentes conjuntos da enfermagem. 2ºed. Barueri, São Paulo, Monou, 2012 , p.77-109
...