RELATORIO PIC (PROJETO INTERDICIPLINAR)
Por: rafarafarafa123 • 11/4/2015 • Artigo • 4.150 Palavras (17 Páginas) • 155 Visualizações
UNIS – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AMANDA MARINI ALVES OLIVEIRA
FELIPE SERAFINI SANTOS
HELIENE PENHA RIBEIRO
LUCIO FABIANO PERES
MARIO FELIPE DA SILVA
RAFAEL FELIX
RAPHAEL FERREIRA LIMA RESENDE
RELATORIO PIC (PROJETO INTERDICIPLINAR)
VARGINHA
2012
AMANDA MARINI ALVES OLIVEIRA
FELIPE SERAFINI SANTOS
HELIENE PENHA RIBEIRO
LUCIO FABIANO PERES
MARIO FELIPE DA SILVA
RAFAEL FELIX
RAPHAEL FERREIRA LIMA RESENDE
RELATORIO PIC (PROJETO INTERDICIPLINAR)
Relatório técnico cientifico apresentado no curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS/MG.
VARGINHA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 4
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................. 5
2.1 Desenho ...................................................................................................................... 5
2.2 Física ........................................................................................................................... 6
2.3 Fundamentos na Programação de Computadores ................................................. 7
2.4 Higiene e Segurança no Trabalho ............................................................................ 8
3 CONCLUSÃO .............................................................................................................. 11
REFERÊNCIAS ............................................................................................................. 12
ANEXO A ........................................................................................................................ 13
1 INTRODUÇÃO
No inicio do período nos foi apresentado o projeto “A importância e aplicação das disciplinas do núcleo básico no dia a dia do Engenheiro de Produção”, que teria que ser abordado no PIC (Projeto Interdisciplinar de Curso) envolvendo quatro disciplinas trabalhadas no semestre letivo, com culminância em 07 de dezembro de 2012.
Inicialmente, delimitamos os conteúdos a serem abordados e iniciamos as pesquisas, determinando a importância que cada matéria apresenta no cotidiano. Posteriormente foram feitas entrevistas com Engenheiros que lecionam as matérias escolhidas pelo grupo e que também às utilizam como ferramentas no dia a dia de trabalho, justificando, assim, as teorias encontradas nas pesquisas, além da visita técnica realizada à Placar.
2 DESENVOLVIMENTO
Como colocado anteriormente, desenvolvemos o Projeto envolvendo as seguintes matérias: Desenho, Física, Fundamentos da Programação de Computadores e Higiene e Segurança no Trabalho, além de Introdução ao Pensamento Científico cujo conteúdo está explicitado nesta parte escrita.
O objetivo central deste é expor à você, leitor, a importância dos conteúdos estudados dentro de sala no dia a dia de trabalho, e como, necessariamente, são aplicados. E para isso, foram feitas pesquisas em cima do tema e entrevistas com um profissional de cada área, sendo de Desenho o Professor Gustavo Garcia, de Física o Professor Josué Alexandre Aquino, de Fundamentos da Programação de Computadores o Professor Fabrício Pelloso Piurcosky e de Higiene e Segurança no Trabalho o Professor Altamiro Caldonazo Júnior.
- Desenho
Para nós, alunos de engenharia, a matéria de desenho nos da uma grande compreensão mesmo que seja básica do que nós iremos ter que enfrentar no mercado, nos ajudando a desenvolver o raciocínio lógico e espacial, conseguindo desenvolver a habilidade de ler os desenhos, projetos e também de efetuá-los.
Assim sendo, para entender o quão importante é essa matéria para a engenharia, um exemplo é, se você trabalha em uma empresa onde existem diversas áreas de atuações (engenheiros mecânicos, elétricos, de produção, etc...), e precisa-se fazer um projeto onde envolve partes elétricas, mecânicas, tubulações, etc., é necessário ter o entendimento básico, para todas as áreas conseguirem dialogar, e assim conseguir alcançar o objetivo proposto.
Como citado no VI Colóquio Internacional,
Para os cursos de Engenharia, o Desenho tem a função de auxiliar os discentes na compreensão da representação gráfica e no desenvolvimento da percepção espacial, capacidade inerente a todos os homens, porém diferenciada em cada um, dotar o futuro profissional de conhecimentos básicos que lhe permita “ler” desenhos de projetos das mais variadas áreas técnicas, independentemente da habilitação escolhida pelo aluno.
Este profissional deve ter o domínio da leitura e interpretação das diversas partes gráficas que compõem o projeto, a exemplo de, em uma planta topográfica, saber determinar as diferenças de níveis de um terreno a partir da leitura de suas curvas; a compreensão do esquema isométrico de uma tubulação hidráulica pelo domínio da representação tridimensional; nas plantas de formas e ferragens interpretar através de elementos geométricos, tais como retas e planos, o posicionamento das vigas identificando qual é apoio ou se está em posição invertida, ou ainda quando se trata de laje em balanço. O desenho permite à engenharia uma linguagem própria, quando se utiliza por exemplo de símbolos que facilitam o entendimento de detalhes construtivos, ao indicar dimensões através das linhas de cotas, diâmetro de tubulações com a letra grega (Ǿ), e representa a convenção do material especificado no projeto através do tipo, posição e espessura de linhas utilizadas. Mesmo com todo o aparato tecnológico e os meios disponíveis pela computação, o ensino do Desenho Técnico ainda é imprescindível na formação de qualquer modalidade de engenharia e na arquitetura, pois além de ser uma linguagem gráfica, permite que as ideias sejam concebidas, transformadas em projetos, e executadas, sob um rigor geométrico, de organização e de precisão. (VI COLÓQUIO INTERNACIONAL, 2012, p. 10)
...