RESUMO DE ABNT
Por: EmylliSantos • 21/5/2022 • Resenha • 895 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
A Partir do crescimento das cidades é observado um fenômeno que evoluiu rapidamente, urbanização.
A Urbanização faz com que seja evidenciado como as cidades não são homogêneas perante conflitos e as diferenças sociais. Necessário indicar que a urbanização faz com que haja uma necessidade de uma parcela da população buscar o meio de sobreviver, uma sociedade que tem como objetivo excluir e os afastar do centro evolutivo das cidades.O movimento de afastamento de uma parcela da população do centro para as margens da cidade faz com que haja um crescimento de pobreza e das periferias, de acordo com os desenvolvimentos de Mike Davis em “Planeta Favela”
O autor aponta que nas décadas de 1970 observa-se um crescimento das favelas que pode ser analisado para além da urbanização, diante dessa observação o autor traz a discussão do mercado informal e das habitação (ilegalidade de imóveis, que são ocupados via necessidades de terras). A urbanização faz com que as cidades aumentem e passem a invadir as áreas rurais que se torna uma questão futura para o pensar do desenvolvimento da humanidade, via a fusão dos dois espaços territoriais. Tais questões citadas são desenvolvidas no capítulo “O climatério urbano” onde o seu fim é para levantar questões do crescimento das cidades dos países em subdesenvolvimento.
No Capítulo “A generalização das favelas” é trazido pesquisas que apontam que a ocupação das favelas representam 90% da população. No conceito mais moderno de a “favela” continua tendo a sua definição próxima à do século XIX que passa a ser um lugar de sobrevivência para que ultrapasse os resíduos sociais onde as condições de vida são precárias e longe do necessário. Neste capítulo é utilizados dados da onu para fazer a validação da tese dos surgimentos das "megas favelas" (periferias com grandes espaços territoriais e aglomeramento de população) e o grande crescimento de “pobres urbanos” (por via do êxodo rural foi feito um movimento de favela-se, por conta de sua condição econômica e ocupacional dentro da sociedade). Após apresentação de conceitos e validar por meio estatístico, Mike Davis aponta como a urbanização não regulada colabora para as práticas irregulares dentro das favelas, um exemplo é os meios de locação de imóveis. O crescimento descontrolado das favelas fazem com que não haja uma forma de estabelecer fronteiras, muito menos obter dados das formas de vida lá, visto que são habitações irregulares onde o governo não tem conhecimento.
‘A traição do estado’ é o capítulo que vai fazer o curso em que será demonstrado como um crescimento “controlado” passou a ser um veloz e sem controle. Para afirmar isso é utilizados exemplos como as colônias Britânicas no leste da África, visto que o crescimento se dá pois o espaço territorial negava a população tradicional e abria espaço para a população imigrante, fazendo assim com que houvesse uma expansão territorial incontrolável e logo as necessidades básicas como água, esgoto e estruturas governamentais não existisse nos espaços ocupados pela parcela rejeitada do território urbanizado.
O quarto capítulo vai expor como a participação institucional ( principalmente a do Banco Central) colabora para a habitação urbana. O Banco Central colaborou para que houvesse a urbanização de favela via financiamentos. Um lugar para morar que continha o foco na população pobre, foi esse o critério para o Banco Central, porém por ser uma área privada era quase impossível a população visada pode se instalar nessas habitações. Em 1989 o PT criou um projeto que visava regularizar as propriedades dentro das favelas por meio de entrega da títulos de propriedade, porém deste modo foi criado um problema que será apontado um mercado informal de locação, visto que contendo a propriedade é criado um mercado mobiliário dentro das favelas.
...