RESUMO INFORMATIVO O CONHECIMENTO E A CIÊNCIA
Por: Junior Prado • 27/3/2019 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT
CURSO TEC. ANALISE E DESENOLVIMENTO DE SISTEMAS
JORGEVAL CÉSAR PRADO DOS SANTOS JÚNIOR
RESUMO INFORMATIVO
O CONHECIMENTO E A CIÊNCIA
ESTÂNCIA - SERGIPE
2018
JORGEVAL CÉSAR PRADO DOS SANTOS JÚNIOR
RESUMO INFORMATIVO
O CONHECIMENTO E A CIÊNCIA
Trabalho de Produção de Aprendizagem Significativa - PAS apresentado a Universidade Tiradentes para avaliação da disciplina Metodologia Científica do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ministrado pelo professor João Paulo Lima Cunha no segundo semestre de 2018.
ESTÂNCIA - SERGIPE
2018
RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. O conhecimento, a ciência e o método científico. Ed. UNIT, Aracaju, 2014.
É através da relação que o homem tem com o mundo, de o seu constante questionar que surge a consciência e o conhecimento da realidade. Pode-se dizer que o conhecimento é a relação entre o sujeito e o objeto. Esse objeto pode ser um elemento físico, biológico, humano, etc. assim, a função do sujeito é desvelar o objeto e a do objeto em ser compreendido pelo sujeito. Nesse sentido, têm-se os tipos de conhecimento que são: vulgas ou popular (senso comum), conhecimento teológico, filosófico e científico. O conhecimento vulgar ou popular (senso comum) é obtido ao acaso, de forma espontânea, a partir de experiência da vida cotidiana da pessoa. O conhecimento teológico consiste no conteúdo de Deus, investiga tudo que se diz respeito a Deus e a fé. O conhecimento filosófico trabalha em ideias, relações conceptuais coerentes não redutíveis à realidade materiais. Já o conhecimento científico é um tipo de conhecimento racional, sistemático, metódico e objetivo, que busca a veracidade dos fatos ou fenômenos, ultrapassando as aparências. Entretanto, a ciência é um tipo de saber constituído por um conjunto de aquisições intelectuais tendo por finalidade propor uma explicação e objetiva da realidade. A origem do conhecimento científico se confunde com as origens da própria filosofia. Como afirma Koche (1997, p. 29), o conhecimento científico surge da necessidade de o homem não assumir uma posição simples mente passiva, de testemunha dos fenômenos, sem poder de ação ou controle dos mesmos. Cabe ao homem, otimizando o uso de sua racionalidade, propor uma forma sistemática, objetiva, metódica, e crítica de sua função de desvelar os fenômenos, compreendê-los, explicá-los e dominá-los. Assim sendo, a ciência é uma forma de conhecimento que não somente pretende s apropriar da realidade para explicá-la de forma racional e objetiva, mas procura estabelecer entre os fenômenos observados, relações universais e necessárias, que possibilitem a previsão de resultados cujas causas podem ser descobertas. Por fim, as ciências se classificam em ciências formais e factuais, as formais são as que trabalham com elementos abstratos que não existem na realidade, enquanto que as factuais são aquelas que trabalham com fenômenos que existem na realidade, fenômenos de natureza e sociais.
...