ROSTOS FEMININOS NAS MIGRAÇÕES INTERNAS: MULHERES BAIANAS UNIVERSITÁRIAS EM SÃO PAULO.
Por: Aline Campos • 24/4/2019 • Monografia • 20.364 Palavras (82 Páginas) • 182 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES – EACH.
ALINE CAMPOS DOS REIS
ROSTOS FEMININOS NAS MIGRAÇÕES INTERNAS: MULHERES BAIANAS UNIVERSITÁRIAS EM SÃO PAULO.
São Paulo
2018
ALINE CAMPOS DOS REIS
ROSTOS FEMININOS NAS MIGRAÇÕES INTERNAS: MULHERES BAIANAS UNIVERSITÁRIAS EM SÃO PAULO.
Trabalho de conclusão de curso apresentado a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) para obtenção do titulo de Bacharel em Lazer e Turismo.
Orientadora: Prof.ª Dra. Valéria Barbosa Magalhães
São Paulo
2018
Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada à fonte.
CATALOGAÇÃO-NA-PUBLICAÇÃO
(Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Biblioteca)
REIS, A. C.
Rostos femininos nas migrações internas: Mulheres baianas universitárias em São Paulo / Aline Campos dos Reis; orientadora: Valéria Barbosa Magalhães. – São Paulo, 2018.
XX f. : il.
REIS, A. C. Rostos femininos nas migrações internas: Mulheres baianas universitárias em São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
Trabalho de Graduação Individual apresentada à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Bacharel em Lazer e Turismo.
Área de Concentração: Lazer e Turismo.
Aprovado em: ___ / ___ / _____
Banca Examinadora
Prof. Dr. ____________________ Instituição: __________________
Julgamento: ____________________ Assinatura: __________________
Prof. Dr. ____________________ Instituição: __________________
Julgamento: ____________________ Assinatura: __________________
Prof. Dr. ____________________ Instituição: __________________
Julgamento: ____________________ Assinatura: _________________
Aos meus pais que sempre me apoiaram e me auxiliaram e aos meus grandes amigos nessa jornada Anne Yurie, Carolina Watanabe, Cinthia Ruozo, Elizabeth Scartezini, Lais Reis, Leticia Lourenço, Tatiani Andrade e em especial a minha orientadora Valéria Magalhães, sem o apoio incondicional de vocês certamente não teria forças para concluir este trabalho.
Agradecimentos
Agradeço aos meus pais, Mauricio e Eliane, que sempre acreditaram em mim e me deixaram livre para fazer minhas próprias escolhas na vida, por sempre me instigarem a busca o melhor e me incentivarem a voar o mais alto que eu puder. Tenham certeza de que nunca esquecerei tudo o que fizeram e continuam fazendo por mim. A minha irmã Lais por sonhar comigo e sempre se preocupar com o andamento do trabalho.
Não posso deixar de agradecer especialmente a minha professora orientadora Valéria Barbosa, sempre serei grata por ter despertado em mim, desde o início da graduação, a paixão pelo tema e a dedicação à pesquisa. Admiro a sua determinação, comprometimento, energia e principalmente, sua paciência comigo.
Minha gratidão aos meus amigos em especial Cinthia e Leticia e professores da USP. Dos quais me proporcionaram ensinamentos que me ajudaram a evolui e amadurecer enquanto pessoa. Certamente nem todos eles foram fáceis, porém pude extrair de cada situação sempre o melhor, com essas lições que aprendi irei levá-las para a vida inteira, tanto para o lado pessoal, quanto profissional e acadêmico.
Não posso deixar de mencionar os professores e amigos da UNESP Rosana que foi onde eu comecei a graduação de Turismo e me proporcionaram momentos inesquecíveis, um agradecimento em especial a todos os professores que um dia passaram pela minha vida e me marcaram de uma forma que jamais irei esquecer principalmente aqueles que acreditaram em mim e sempre me incentivaram em especial os professores Eliane, Vlademir, Gislaine e Alfredo (em memória) vocês viram coisas em mim, que nem mesma eu conseguia enxergar. Também agradeço as mulheres que tive a oportunidade de conhecer um pouco e que compartilharam suas histórias para que este trabalho pudesse ter sido realizado.
E por fim a Deus que permitiu com que eu chegasse até aqui e tem me conduzido por caminhos dos quais eu jamais sonhei e aos líderes e amigos da minha igreja que sempre estiveram presente nos momentos de alegrias e tristezas e sempre me deram suporte para o que foi necessário.
“O caminho muda, e muda o caminhante
É um caminho incerto, não um caminho errado
Eu, caminhante, quero o trajeto terminado
Mas, no caminho, mais importa o durante
Deixei pegadas lá no vale da morte
Um solo infértil aos meus muitos defeitos
Minha vida alargou-se em caminhos estreitos
E eu vi você
A Partida
E o Norte”
(Estevão Queiroga)
RESUMO
Este projeto pretende analisar o papel da universidade na construção da identidade das mulheres baianas em São Paulo. Por meio da revisão bibliográfica, foi possível compreender, conceitos e características, do perfil das entrevistadas. Para tanto, optou-se pela história oral como forma de obtenção de dados. Foram realizadas nove entrevistas com mulheres baianas e que em algum momento de suas vidas tiveram contato com o ensino superior em São Paulo. Após as entrevistas, foi realizada a analise das relações que se tinham antes da inserção no ensino superior e as percepções e as construções identitárias geradas a partir dessa inserção. Percebe-se que a faculdade permitiu uma visão mais humanizada sobre si e sobre o outro.
...