ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME BBC – RACISMO CIENTIFICO, DARWINISMO SOCIAL E EUGENIA
Por: u1e8m3 • 30/5/2019 • Trabalho acadêmico • 627 Palavras (3 Páginas) • 632 Visualizações
CURSO: CIÊNCIAS SOCIAISLICENCIATURA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO Á ANTROPOLOGIA
ATIVIDADE ORIENTADA 2
ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME BBC – RACISMO CIENTIFICO, DARWINISMO SOCIAL E EUGENIA
Data: 28/03/2019
- FICHA TÉCNICA DO FILME:
Titulo do filme:Racismo: uma História/IMPACTOS FATAIS
Direção:Paul TickellProdução:SUC DAVIES
Duração:00:58 min
- TEMAS ABORDADOS:[pic 1]
Culturais[pic 2]
Científicos
Políticos [pic 3]
Religiosos[pic 4]
Psicológicos[pic 5]
Outros:dinâmica da cultura
- ENREDO (SINTESE)/ IDEIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME: - aqui colocar de forma breve o resumo do filme, qual a temática central abordada e como é abordada (Obs.: sem pegar da internet)
O filme vem mostrar idéias etnocêntricas e justificativas para o extermínio de seres humanos, que na época eram considerados como seres inferiores. Um documentário muito triste, mas que nos ensina muito sobre a contribuição dos negros na sociedade.
- CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE- aponte a cena que mais lhe impactou e diga por quais motivos.
“Abolição dos escravos”
Quando a escravidão realmente teve fim, os abolucionistas se sentiram conquistadores de uma grande vitoria, que de fato é verdade, porém eles não consideravam os negros como homens semelhantes aos brancos, acreditando que em algum momento os negros se tornariam igual a sua raça.
- CONTRIBUTO DO FILME PARA O ESTADO DA DISCIPLINA: (Tomar como base os conceitos a partir da bibliografia abordada na unidade. Nesse trecho de no mínimo duas laudas, vocês devem trazer como instrumento analítico os conceitos abaixo elencados, fazendo referências aos autores estudados em sala:
ETNOCENTRISMO
RELATIVISMO
CULTURA/LÓGICA CULTURAL
ETNOGRAFIA
CULTURA E ASPECTO BIOLÓGICO
DINÂMICA DA CULTURA
Por meio do estudo da disciplina se compreende que desde o inicio da humanidade que existem massacres entre pessoas por aspectos políticos, religiosos, éticos, culturais entre outros. O documentário retrata o segredo da Namíbia, primeiro campo de extermínio do mundo trinta anos antes dos Nazistas chegarem ao poder, porém este não é o único lugar com restos mortais cuja quais foram encontrados.
Ao longo do sec. XIX, cientistas, escritores, filósofos desenvolveram teorias cujas almejavam possibilitar a justificativa dos massacres em massa no período Imperial, uma delas se defende a ideia que o progresso e civilização estariam restrita somente a algumas sociedades: as que fossem constituída da “raça pura”, pois tinham grande preocupação com a miscigenação.
O darwinismo social (interação do darwinismo com ciências sociais) postula a existência de raças humanas puras e verdadeiras e propõe uma relação direta entre caracteres físicos e aspectos morais, adotando uma postura determinista no que diz respeito à influência da “raça- cultura” sobre o comportamentodos indivíduos (SCHARCZ, 1993), o que constitui as bases para o conceito atual de racismo. Para o darwinismo social, as idéias darwinistas de competição inter- racial, extinção racial e sobrevivência diferencial serviram como base para as noções de “competição social”, “sobrevivência do mais forte” e “extinção dos mais fracos”, o que contribuiu posteriormente para que a comunidade européia enxergasse os outros povos como espécies inferiores, fracas, que estavam fadadas ao desaparecimento (SCHARCZ, 1993).
...