Relações internacionais
Por: Fabiofelicio • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 337 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
O papel do internacionalista na ONG´s de Direitos Humanos é levar as principais denúncias do âmbito interno ao âmbito externo, apresentar estes agraves de direitos humanos para a comunidade internacional seja por meio de fóruns ou através do próprio Conselho de Direitos Humanos da ONU.
A discussão nos fóruns mundiais de Direitos Humanos tem ganhado maior engajamento recentemente, em decorrência da maior abertura dos Estados para tratar dessas questões em âmbito internacional .
Um bom internacionalista deve prezar pela defesa dos Direitos Humanos mas com noção de sua aplicação a realidade que muitas vezes se encontra-se em um panorama global de muita dificuldade para a concretização de tais objetivos, onde ocorrem frequentes violações de Direitos Humanos pelo Estados.
O internacionalista deve ter uma análise crítica, um engajamento em questões sociais, além um conhecimento abrangente, principalmente na área de Direito Interno e Internacional para compreender as questões de Direitos Humanos , cooperar para o desenvolvimento do ordenamento jurídicos interno e consequentemente o desenvolvimento normativo e institucional do Direito Internacional dos Direitos Humanos.
O profissional de Relações Internacionais é capacitado para promover negociações, formular estratégias para a promoção dos Direitos Humanos .
Na entrevista com Rafael Custódio, coordenador do programa de justiça da Conectas, fala sobre a pouca efetividade, poucos mecanismos das leis brasileiras de proteção as pessoas, mesmo com uma lei ampla.
O papel do internacionalista pode desempenhar o papel recolher informações sobre o ambiente interno processo, juntamente com as ONG´s, leva-los em pauta , nos Foros Internacionais, além de despertar na opinião pública maior observância em relação as ações do Estado na questão de Direitos Humanos .
O internacionalista por sua vez, deve colocar em pauta essas questões no ambiente interno para o ambiente externo, visando se aproximar de países que possuem um estrutura jurídica mais eficiente em relação as essas questões .
A tarefa do internacionalista em relação as questões de Direitos Humanos, não se limita apenas as ONG´S, como também o ambiente interno como desempenhar de sua função na Secretaria de Direitos Humanos estaduais e federal.
...