Relatorio de estagio supervisionado no creas
Por: aletiene • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 821 Palavras (4 Páginas) • 14.043 Visualizações
RELATÓRIO DA INSERÇÃO NO CAMPO DE ESTAGIO
Autor (a) Aletiane Rodrigues de Andrade Vieira
Orientador Local: Cristiane Moraes Lima
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social SES0138
01/12/2014
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório apresenta o primeiro momento inserção no campo de estágio no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município de Jeremoabo com abrangência municipal.
O Município está situado no semiárido baiano com uma população de aproximadamente 40 mil habitantes, sua maior população se encontra no meio rural, é de pequeno porte II. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, é de fácil acesso a população, funciona em espaço próprio alugado com salas especificas para os atendimentos e trabalhos coletivos com as famílias e indivíduos.
O CREAS é um equipamento estatal que atende a média complexidade, a qual é classificada por Proteção Especial, que trabalha com as violações de direitos sofridas por indivíduos e famílias. As demandas para esse equipamento são através de denuncia, espontânea ou encaminhamento da rede intersetorial.
No percurso de descrição deste relatório apresentarei a partir da observação da intervenção do assistente social como se realiza as atividades do CREAS.
Acompanhamento e fortalecimento familiar em grupos de convivência e reflexão com reuniões no CREAS; acompanhamento das famílias através de busca ativa com visitas domiciliares; Atendimentos diários, acompanhamento psicológico; reuniões com a equipe CREAS; elaboração de relatórios mensais e planejamento prévio das datas festivas e comemorativas para as famílias referenciadas com a equipe técnica. São vários os trabalhos desenvolvidos, mas, gostaria de enfatizar o trabalho de acompanhamento e fortalecimento de vínculos, como o Encontro de convivência com crianças de faixa etárias entre 04 a 13 anos onde são realizadas atividades sócio educativas e integração das famílias, que com a utilização de mecanismos técnicos adequados, trabalham suas inquietações, comportamentos e autoestima.
2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
. No período de estágio foram realizadas várias atividades na instituição sob supervisão da orientadora de Campo Assistente Social Ana patrícia de Jesus Santos, como um estudo da instituição para conhecer a área de trabalho e os programas desenvolvidos pelo mesmo. Visita domiciliar: acompanhamento de casos; atendimento acompanhamento psicossocial; com usuários assistidos pela instituição; Encontros com o grupo de convivência com crianças que são realizados no CREAS para fortalecer os vínculos familiares e afetivos.
2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS
Observando todo trabalho realizado pela equipe, posteriormente participando das atividades realizadas com orientação da supervisora de campo. Momento dinâmico, de reflexão, acolhida e aprendizado.
2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO
A supervisora de campo desempenhou todas as atividades com segurança e conhecimento que foram de importância para uma visão Critica da realidade social encontrada no município de Jeremoabo-Ba.
2.2.1 Auto-Avaliação
Através das observações e integração nas atividades realizadas no momento do estágio com orientação da supervisão da Assistente Social e toda equipe do CREAS. Foi de grande importância a participação e a busca de compreender e apreender o cotidiano profissional e toda capacidade criativa nas atividades realizadas.
...