Resenha "Canra marcado para morrer"
Por: Lázaro Lopes • 5/12/2018 • Resenha • 384 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
Faça um comentário/resenha do filme "Um cabra marcado para morrer", de Eduardo Coutinho, relacionando-o com os últimos debates feitos em sala.
Com a crescente urbanização, da população rural acabara sendo taxada como um povo de fácil manipulação, caracterizando ingenuidade e atraso. Sem voz e não detentores de certa representatividade no governo, os rebuliços e rebeliões que se instauravam eram precocemente dissipados, dispersos de forma brutal pelos militares, como mostrado no documentário.
Vale ressaltar que após várias décadas, com o acontecimento da reforma agrária e com um pouco mais de dignidade concedida aos camponeses, o pouco de terra que eles foi disponibilizado pelo Estado, são terras estas, improdutivas. Contudo, as condições eram extremamente precárias e encontravam-se os camponeses desamparados, desprotegidos pelo Estado/legislação.
O documentário “ Um cabra marcado para morrer ” relata, aborda a vida da família Teixeira, no qual o patriarca João Pedro Teixeira foi quem liderou a reforma agrária no nordeste. Buscava ele melhores condições de trabalho e uma tarifa mais justa, a qual era cobrada por latifundiários.
Por meio dessa luta, João Teixeira acabara atraindo atenção de mais pessoas pertencentes à mesma classe, os camponeses, mas de outra forma detivera também atenção dos militares e líderes latifundiários.
As reivindicações buscadas pelo camponês João chamaram uma enorme atenção, de modo que atraiu profissionais do cinemas que resolveram então documentar o ocorrido por meio de uma produção audiovisual.
Indo a uma reunião, no qual negociaria com os advogados dos latifundiários, e acabara caindo então em uma emboscada, que teve participação de um peão e dois militares, resultando assim no assassinato de João Teixeira com vários tiros.
Tendo ocorrido, a notícia se espalhara precocemente pela cidade. Sua esposa que também encontrava-se presente nas filmagens tivera que fugir em meio ao caos, juntamente com outros integrantes. Todavia, percebendo que estavam sendo caçados, os filhos acabaram sendo distribuídos em casas de parentes, tendo um desses filhos, uma jovem, se suicidado.
Anos após, conseguiram acumular filmagens para montar documentário, expondo através deste a fuga dos integrantes que encontravam-se aterrorizados naquele período, temerosos em serem capturados pelos militares, pois sabiam que seriam torturados e mortos.
...