Resenha do texto cidadão 100% norte-americano
Por: passosth • 31/8/2017 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 813 Visualizações
Com passar dos anos e principalmente com o avanço da tecnologia, ficou muito mais prático o ato das pessoas fazerem trocas, sejam elas de objetos ou informações. Tal fato se torna interessante na medida em que essas trocas influenciam na cultura ou nos hábitos de uma civilização. Por sua vez foi se perdendo o caráter de identidade e ganhou-se o caráter miscigenatório, o qual é vigente na sociedade, contudo, outra vertente vem à tona a questão do etnocentrismo.
De maneira prática o etnocentrismo seria o ato de achar que uma cultura ou prática social é superior ou melhor do que outra. O etnocentrismo é acompanhado dos termos discriminação e submissão, seria o comportamento que nos faz pensar a nossa cultura como ideal e quase sempre tem caráter violento. Todavia chega a ser paradoxal quando alguém age de modo etnocêntrico mesmo após de se apropriar da cultura do outro. No texto cidadão 100% norte-americano fica claro a apropriação cultural, em diversos aspectos desde práticas como o ato de fumar e até vestimentas como o calçado utilizado.
Dessa forma o cidadão norte-americano possui uma cultura de empréstimo afinal não há originalidade nem no deus que crê que é advindo dos hebreus ou na língua que é de origem inglesa. O etnocentrismo seria o absoluto. Afinal ser absoluto é não ter falhas, seria o perfeito, mas, o que não é absoluto é relativo. E a relativização cultural é o oposto de etnocentrismo a qual busca não discriminar o outro e sim compreender dessa forma seria ver a diferença como rica por ser diferente.
Portanto, a partir da leitura do texto fica claro o tratamento de ironia ao se falar da cultura do norte-americano que por sua vez perde valor ao ser exposta não como uma cultura e sim como uma montagem de várias outras. Contudo a relativização é válida quando é exposta através da aproximação da cultura do norte-americano com as práticas sociais apoiadas nas bases de seus conterrâneos, os indígenas, cujo é a forma mais original de cultura dessa sociedade que mesmo os indígenas trazendo tais traços de originalidade ainda são vistos de modo distante.
...