Resenha milton santos
Por: nanalilo • 8/12/2015 • Resenha • 404 Palavras (2 Páginas) • 806 Visualizações
Resenha do documentário de Mílton Santos. Globalização – O mundo Global visto do lado de cá.
A globalização vem crescendo em todo o mundo, gerando muita desigualdades. Pobreza, miséria e a violência assola o mundo inteiro. A falta de empregos e oportunidades, só aumenta o desesperos das pessoas que querem uma vida digna.
Os imigrantes são os sofridos, por que estão vivendo constantemente a procura de uma vida melhor, mas, quase sempre aceita qualquer emprego e muitos vivem em uma situação precária.
O mundo se apresenta sobre uma cultura de massa e a mídia manipulando cada vez mais as pessoas, como se fossem bonecos de fantoches.
No decorrer do documentário são apresentado acontecimento no mundo inteiro, que focam a atenção na sociedade capitalista, que afim de obter beneficio próprio em detrimento da apropriação de bens comuns e do uso privado de riqueza mundias com as privatizações.
A privatização da água potável na Bolívia em 2000, gerou uma onda de protesto no país, e o 3º Forúm da Água em Kioto, no Japão em 2003, faram eventos que chamaram atenção do mundo para os problemas que a Globalização trás para toda a sociedade da “maioria”.
A Africa e a América Latina são os países mais sofridos, são despertados para seus problemas que são causados com a Globalização.
O documentário mostra que o povo está acordando e lutando de todas as formas por seus direitos, usando os recursos da tecnologia e a mídia como forma de fazer e mostra os seus protestos para o mundo inteiro.
A Globalização existe apenas para reproduzir o poder da “minoria” que quem dominar o mundo, e massacra os pobres de todas as maneiras.O consumismo que é a raiz da Globalização, onde o dinheiro é tudo, as pessoas esquecer até mesmo quem elas são.
O desemprego já tornou uma situação normal, e o exercito de reserva está crescendo cada vez mais, com as inovações da tecnologia. Os desempregados são posto para o “lodo” por que não tem qualificações suficientes.
Mílton Santos afirma que, “As fontes criadora de diferenças de desigualdades são mais fortes que as ações do Estado, para isto, é necessário um Estado socializante”.
Bibliografia: Documentário, Globalização Mílton Santos- O mundo global visto do lado de cá.
...