Resumo LIVRO Cultura um Conceito Antropológico
Por: Anderson Alberto • 4/5/2021 • Resenha • 717 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS GOIÂNIA
ENGENHARIA MECÂNICA
ANDERSON ALBERTO
RESUMO DA PRIMEIRA PARTE DO LIVRO
“CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO”
GOIÂNIA
2021
1 DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA
Nesta breve introdução sobre o que a primeira parte do livro conterá o autor nos mostra diversos exemplos sobre como em lugares diferentes os costumes são outros, sobre como a cultura é diferente, e como várias personalidades famosas reagiram a essas diferenças julgando elas base na sua própria cultura. E que se oferecêssemos a escolha para que cada um escolhesse sua cultura tendo mostrado outras culturas o indivíduo ainda escolheria a sua própria pois estão convencidos que estes são melhores que outros.
1.1 DETERMINISMO BIOLÓGICO
Voltando a falar sobre diferenças o autor coloca em evidência diferenças biológicas e que muita gente ainda acredita que por exemplo os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores entre outras coisas. Também contém nessa parte uma fala sobre diferenciação biológica entre macho e fêmea sendo que ambos podem realizar a mesmas tarefas dentro de uma cultura e que elas podem mudar e. Resumindo o comportamento dos indivíduo depende apenas do seu processo de aprendizado e que um menino e uma menina agem diferente em uma sociedade não por causa de hormônios mas sim por causa de uma educação diferenciada.
1.2 DETERMINISMO GEOGRÁFICO
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente vao influenciar na cultura e costumes fazendo com que eles sejam os mesmos para todos os povos que vivem em uma região com mesmas condições ambientes. Alguns antropólogos refutam esse tipo de determinismo e falam que só influenciara somente até certo ponto. O autor também fala sobre a capacidade do homem de transformar o seu redor e isso se deve ao fato de ele ser o único animal que possui cultura.
1.3 ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO DE CULTURA
O conceito de Cultura, pelo menos como utilizado atualmente foi definido pela primeira vez por Tylor mas foi apenas a formalização de uma ideia que já estava ocorrendo na mente humana. Ao decorrer dos anos outros como Locke, Harris, Rousseau tentaram ampliar mais a definição de cultura porém se estabeleceu uma confusão mais do que uma ampliação. Em 1871 Tylor definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética e em 1917 Kroeber acabou de romper todos os laços entre o cultural e o biológico,
...