Resumo da Segunda Parte do Livro Cultura um Conceito Antropológico
Por: SAMIIIA • 4/7/2022 • Resenha • 417 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Neste livro Laraia demonstra de forma exemplificada a origem da cultura sua natureza física e social.
O homem interpreta o mundo através de sua cultura e por este motivo está propenso a considerar o seu modo de vida o mais aceitável e logico.
Onde podemos perceber que o etnocentrismo em seu extremo é a causa mais recorrente de conflitos sociais. Quando se julga que o outro e inferior comparando o seu modelo de cultura ao do outro, tentando de alguma forma afirmar que esta é inferior pelo simples fato de lhes causar estranheza.
A dicotomia “nós e os outros” como cita o autor neste livro, demonstra esse fato em diversos níveis dentro de um mesmo grupo, resultando no surgimento de diferentes grupos extremistas. Em outras palavras pode-se dizer que em um grupo cultural pode existir subgrupos que se acham superiores aos demais.
A cultura também interfere no processo biológico ao que se refere a área psicossomáticas vindo a causar até mesmo efeitos físicos como o surgimento de doenças reais ou imaginarias até mesmo curas milagrosas, o que neste último caso exige do indivíduo fé na eficácia do agente cultural proposto.
Segundo Laraia nenhum indivíduo pode dominar ativamente todos os aspectos da sua cultura por mais simples que essa seja, o indivíduo está limitado por diversos fatores (idades, sexo, etc.) porém é necessário o mínimo de conhecimento cultural para que este se identifique e consiga conviver com os demais, então ter um conhecimento mínimo de cultura também e uma questão de sobrevivência.
Simples ou complexa não existe um sistema de sociedade perfeito, cada sistema cultural surgiu da necessidade especificas de cada grupo onde não podemos tentar transferir a logica contida em um determinado grupo cultural para outro.
A cultura se modula com o passar do tempo, está em constante transformação e ocorre de forma dinâmica seja ela pela mudança interna do grupo ou pelo contato com outros sistemas culturais.
No primeiro caso a mudança e lenta quase que impercebível onde a cultura vai se moldado a cada geração, na segunda é rápida, brusca e é onde costumasse ocorrer os choques culturais.
Independentemente do primeiro ou segundo caso ela sempre estará em constante construção.
Assim é fundamental compreender está diversidade cultural e respeitar as diferenças entre todos os povos.
...