Serviço social na contemporaneidade
Por: 0810152126 • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 84 Visualizações
POLO-ANANINDEUA/ PA
Maria da Conceição Silva Pinheiro- 401567
AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS FAMÍLIAS NA SOCIEDADE
CONTEMPORÂNEA.
Ananindeua Para
2015\1
Maria da Conceição Silva Pinheiro- 401567
AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS FAMÍLIAS NA SOCIEDADE
CONTEMPORÂNEA.
.
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera como pré requisito de nota das disciplinas Serviço Social contemporâneo orientado pela professora EAD Ma.Edilene Xavier Garcia e Família e Sociedade orientado pela professora EAD Ma. Ana Lúcia S. Antônio, do 1º Semestre de Adaptação.
Ananindeua PA
2015|1
A família é fruto de um processo histórico, e para entendê-la é preciso reportar aos seus antigos modelos, através desta analise, será possível observar a dinâmica das relações familiares. Em período recente, a família conheceu inúmeras e marcantes transformações. No contexto da sociedade contemporânea brasileira, muitos são os aspectos reveladores dessas transições que imprimem “novas” configurações e redesenham os contornos e as fronteiras familiares. O aumento da expectativa de vida dos indivíduos, em especial nos centros urbanos, repercute diretamente na vida familiar. Este aumento propicia maior convívio entre as gerações, entretanto, essa convivência não é desprovida de tensões. A solidariedade familiar intergeracional emerge ainda como um recurso potencial para enfrentar as demandas sociais e econômicas que desafiam a capacidade da família para encontrar saídas para as questões postas em seu cotidiano. As gerações mais velhas, na pessoa dos avós, ganham assim relevância. Nos dias atuais a família tem sido pensada de uma forma mais abrangente, não como pessoas ligadas pelo sangue. mais também por outros que convivem no mesmo lar.
A família contemporânea brasileira nesse contexto enfrentainúmeros desafios e varias mazelas fazem parte de seu cotidiano, tais como a violência, o desemprego, a pobreza, as drogas e outras complicações. Percebeu-se então que em diversas áreas, a intervenção de profissionais junto á família é permeada por inúmeros desafios, tratar dessa temática é incursionar por questões complexas e por realidades reconhecidamente em transformações. Uma alusão a cerca da família para o direito, sobre os artigos que o código civil expõe sobre ela, chegando então á família brasileira na contemporaneidade, as transformações que a sociedade vem sofrendo devido á politica do neoliberalismo. A família é a base de todasas pessoas e ajuda a formar a sociedade, e as transformações que a sociedade sofre causam também transformações nas configurações e relações familiares. A família apresenta hoje configurações diversas, que diferem a típica família nuclear, composta de pai, mãe e filhos.
A solidariedade familiar entre as gerações tem grande relevância, pois é mais um recurso para a família enfrentar os desafios cotidianos, mesmo que este convívio tenham também seus conflitos e tenções. Hoje inserida no mercado de trabalho a mulher cada vez tem ocupado cargos renumerados, e muitas vezes tem sido as únicas provedoras das suas famílias com maior autonomia, reformulando as representações dos papeis masculinos e femininos tradicionais transformando assim as relações na família. As relações conjugais encontram-se cada vez mais delicadas, apresentando um aumento dos divórcios e recasamento. O numero de filhos passou a ser reduzido, também com a colaboração dos avanços tecnológicos, maior controle de reprodução. Desta maneira observa-se principalmente na área urbana o aparecimento de novos modelos de agregação familiar. Como se sabe, as mudanças que afetam a vida das famílias estão em forte vinculação com aquelas que ocorrem na esfera publica. As condições sociais advindas da inserção das famílias com classe social marcam suas historias e suas trajetórias. Se por um lado, as famílias tem centralidade na vida das pessoas, por outro lado as desigualdades sociais que marcam a sociedade brasileira acabam por excluir parte das crianças e dos adolescentes da convivência com suas famílias.
A intervenção do assistente social no trabalho com famílias, a maneira de atuar deste profissional e como ele visualiza essa pratica adotada no atendimento e a forma em que ela é desenvolvida, os instrumentos técnico-operativos utilizados, para que o trabalho com famílias se torne eficaz e eficiente, com
...