TDAH no cenário das Representações Sociais
Por: Hemilio Hortolani Boldrin • 3/10/2015 • Artigo • 278 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
TDAH no cenário das Representações Sociais.
Hemilio Hortolani Boldrin*
Data do início do século passado os primeiros estudos relacionados sobre TDAH. E atualmente, são muitos livros e principalmente artigos produzidos no mundo sobre o tema. Todavia, as Representações Sociais passou a fazer parte deste cenário muito tardio.
As Representações sociais tem o objetivo de explicar os fenômenos da sociedade numa perspectiva coletiva respeitando a individualidade. Desse ponto de vista, essa teoria seria muito útil para analisarmos de forma qualitativa e quantitativa a realidade em que se encontra o ambiente social das crianças portadoras de TDAH.
Existem ótimos trabalhos sobre as Representações Sociais no que se refere ao tema do TDAH. Eles se baseiam na coleta de dados, utilizando de entrevista ou questionários, observações individuais e coletivas, para posteriormente compreender as representações que o grupo estudado apresente.
A teoria das Representações Sociais tem importante papel, por meio de seu conceito, em buscar interações sociais, a respeito de qualquer objeto, social ou natural, para torná-lo familiar e garantir a comunicação no interior de um grupo e, também com outras pessoas e grupos. Partindo deste princípio, pode-se assim, as Representações Sociais auxiliarem a encontrar alternativas consistentes para uma boa relação professor/aluno, ou pai/filho, ou criança/colegas, ou criança/sociedade.
No contexto escolar, os estudos das Representações Sociais, estão revelando que as representações se concentram nas questões comportamentais e de aprendizagem. E alguns resultados apontam que o trabalho com valores humanos e o trabalho corporativo mostram um bom caminho para os alunos portadores do TDAH.
Portanto, as pesquisas realizadas pelas Representações Sociais sobre certo objeto, natural ou social, têm por primordial objetivo buscar possibilidades na resolução de problemas de ordem social.
...